SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração

Título: DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ESTÉTICA E ESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA E CONSULTORIA EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ALIMENTOS

Autoria de: Alexandre Campos Silva

Orientação de: Andre Luis Ribeiro Lima

Coorientação de: José Willer do Prado

Presidente da banca: André Luis Ribeiro Lima

Primeiro membro da banca: José Willer do Prado

Data da defesa: 24/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 02/07/2019

Data da publicação: 02/07/2019

Referência: Silva, A. C. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ESTÉTICA E ESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA E CONSULTORIA EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ALIMENTOS. 2019. 60 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Este relatório de estágio tem como foco o Diagnóstico Empresarial em duas empresas, mas além disso, o estágio tem enorme relevância para o estudante de Administração, uma vez que, a partir dele a visão de como funciona uma organização fica mais clara, com todas as áreas do curso, como finanças, marketing, relações humanas, produção e assim após o estágio, o estudante se tornará um profissional qualificado e pronto para o mercado. O Diagnóstico Empresarial, ferramentas como o Balanced Scorecard, Procedimento Operacional Padrão e estudo de Custo-Volume e Lucro, que foram adquiridas pelo estagiário no curso de Administração da Universidade Federal de Lavras ferramentas importantíssimas para um Administrador conseguir êxito em uma organização. No Brasil o curso de Administração começou em 1952 e, em 1965, surgiu a profissão por meio da lei número 4.76965. Hoje, segundo o censo de 2015, há cerca de 260.000 ingressantes no curso e mais de 120.000 que se formam (ADMINISTRADORES, 2019 CFA, 2019). O mesmo está na Universidade há mais de cinquenta anos, hoje contando com aproximadamente quarenta professores e seis servidores, sendo estruturado em três blocos que contam com gabinetes, salas de aulas e anfiteatros, além de núcleos de estudos PET, PETi e empresa júnior. (UFLA, 2019). Em contrapartida, o diagnóstico empresarial para o gestor é o despertar para o conhecimento aprofundado da organização. Ele é capaz de projetar o futuro da mesma, sendo de grande importância, uma vez que as análises levantadas proporcionam inúmeras estratégias para a empresa. No caso do estagiário, foi possível a aplicação prática de vários conteúdos trabalhados durante o curso de Administração e, com ferramentas de gestão da qualidade, recurso e análises financeiras, traçar um plano de ação para o aumento de faturamento, redução do desperdício, organização, padrão no trabalho, entre outras ações. O cerne do trabalho foi o diagnóstico empresarial, visto que, através dele, a empresa realizou seus planos estratégicos baseados nas ideias de planejar suas ações. No princípio, o trabalho foi composto pela coleta de dados para análise futura, para detectar problemas nas áreas de finanças, marketing e relações humanas. A segunda etapa foi a implantação dos objetivos e metas. Posteriormente, foi realizada a checagem e aplicação de ações corretivas, se necessário. Porém, o setor enfatizado foi o financeiro, em virtude da carência de ações e dados para ações. Foram feitas correções nesta área e também o ponto onde o gestor necessitava de auxílio para melhorias. Isto se deu nas duas empresas analisadas. No primeiro momento, será discutida a empresa do ramo de estética, onde o trabalho desenvolvido foi no diagnóstico empresarial, mudança de nome, reestruturação de preços dos serviços e reforma do local. Como estagiário, foi possível compreender cada parte da organização e propor ações para a melhora da mesma. Com todos os dados analisados houve a possibilidade de entender o mercado de barbearias, que é tão competitivo e volátil. Desta forma, o trabalho teve, a princípio, o bom entendimento do negócio, buscando a análise de custo, volume e lucro para evidenciar possíveis problemas financeiros na organização. Essa ferramenta analisa Margem de Contribuição, Gastos Fixos e Volume de clientes e, neste período, houve uma estruturação das finanças, interação com funcionários, estudo e fabricação de artes para redes sociais. No segundo momento, será discutido a empresa do ramo de alimentos, onde será apresentada a empresa, sua história, produtos vendidos e sua estrutura organizacional. Posteriormente, serão relatadas as atividades desenvolvidas e suas respectivas cargas horárias, considerando o que foi visualizado no dia-a-dia da organização. Portanto, o trabalho trará discussões e atividades realizadas em duas organizações e será apresentado separadamente primeiro será abordada a organização de estética e, posteriormente, a do ramo de alimentos.

Palavras-chaves: Diagnóstico, Margem de Contribuição, Receita, Gastos Fixos, Lucro

URI: sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao/20191201510302

Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)

Publicador: Universidade Federal de Lavras

Sigla do publicador: UFLA

País do publicador: Brasil

Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso

Idioma: Português

Código do idioma: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP

URI da licença: Link do SIP

Termos da licença: Licença padrão SIP

Baixar arquivo