SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração

Título: DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL VMLI VICTOR MAKINS LANGUAGE INSTITUTE

Autoria de: Victor Gabriel Fontes Makins

Orientação de: Andre Luis Ribeiro Lima

Coorientação de: Jose Willer do Prado

Presidente da banca: Andre Lima

Primeiro membro da banca: Jose Willer do Prado

Data da defesa: 25/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 09/07/2019

Data da publicação: 09/07/2019

Referência: Makins, V. G. F. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL VMLI VICTOR MAKINS LANGUAGE INSTITUTE. 2019. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O setor de serviços educacionais possui expressiva participação na economia brasileira. Saviani (2011), defende a ideia de colocar a educação como eixo do desenvolvimento econômico. O autor afirmava ser esse o caminho para criar ??o tão desejado círculo virtuoso do desenvolvimento?? (2011, p. 211). Pois, apenas tornado a educação o eixo da economia, seria possível superar os problemas sociais em geral, como a desigualdade, os problemas ambientais e infraestruturais. Freres, Rabelo e Mendes Segundo (2008), ainda acrescentam que a educação tem como papel fundamental a formação de valores e apropriação de habilidades que contribuirão para o desenvolvimento de relações interpessoais. Além disso, a educação contribui para a responsabilização de cada indivíduo pela sua vida e pela vida da comunidade como um todo. O setor de serviços educacionais tem crescido consideravelmente nos últimos anos, graças a inúmeras transformações. Para Franca (2017), o grande momento que marcou a história do setor foi dado a partir da Reforma do Estado em 1990. O autor ainda ressalta que a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB) em 1996, favoreceu o controle e a gestão das políticas educacionais, tornando flexível a oferta da educação pela iniciativa privada. O diagnóstico empresarial é uma ferramenta extremamente importante por levar o gestor, acionistas, investidores, clientes e fornecedores ao conhecimento da saúde econômico-financeira, por meio de informações de vendas, estoques, processos, custos, ações de marketing, estrutura financeira, posicionamento e outros aspectos de abrangência organizacional. As transformações que o setor de serviços educacionais sofreu nas últimas décadas são muitas, e têm sido analisadas sob diferentes perspectivas quanto à sua forma, seu público, seu currículo e seus objetivos sociais e econômicos (CHIZZOTTI, 2014). Em função das informações obtidas é possível vislumbrar o atual cenário no qual a empresa está inserida, delimitar seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, e então, delinear estratégias que promova melhorias quanto aos possíveis problemas que impedem o alcance dos objetivos traçados pelos gestores. Segundo Junior, Pamplona e Salomon (2014), a economia brasileira tem-se mostrado mais estável nos últimos anos e, como consequência, investidores estão sendo atraídos, o que para a empresa em análise constitui fatores vantajosos para o segmento como um todo. Enquanto que para o gestor empresarial o diagnóstico desperta conhecimento sobre a organização, identificando os pontos fortes e fracos e promovendo uma análise mais profunda da gestão. Para o estagiário, ele é útil para estudar com detalhes todo o âmbito empresarial, permitindo que este seja capaz de identificar, analisar e propor um plano de ação para as estruturasatividades da empresa perante seus objetivos e diante do mercado competitivo. O foco do trabalho foi o diagnóstico empresarial, pois é através dele que a empresa realiza o planejamento, execução, controle e direção de todas ações promovidas, detecta e analisa o status da empresa no alcance dos objetivos, missões ou mesmo nas finanças, tornando possível traçar estratégias de melhorias e adequações. Portanto o setor mais enfatizado foi o administrativo, setor de extrema importância e responsabilidade devido ao contato direto com clientes e o relacionamento com as demais áreas da empresa. Em um primeiro momento será apresentada a empresa, sua história, produtos e serviços prestados, sua estrutura organizacional e sua Missão, Visão e Valores. Posteriormente, foram relatadas as atividades desenvolvidas e suas respectivas carga horária, considerando também observações cotidianas que foram de grande valia e aprendizado. E por fim as considerações finais e sugestões de melhoria para a empresa. Com base no exposto o presente relatório tem por finalidade apresentar as atividades desempenhadas na empresa VMLI ?? VICTOR MAKINS LANGUAGE INSTITUTE, com ênfase em diagnóstico empresarial desta, desenvolvido e avaliado no período de janeiro de 2018 a agosto de 2018, com carga horária de 8 horas diárias. O estágio em si teve importância por possibilitar colocar em prática todo conteúdo teórico aprendido durante o curso e transformá-lo em prática. A teoria vista durante todo o curso foi fundamental para entender a importância de inúmeras ferramentas da administração, e facilitou o entendimento na hora de colocar em prática principalmente por entender que há diferenças vistas para a área de serviços de ensino. O mesmo facilita a formação profissional do discente por possibilitar a aplicação de tudo que foi aprendido enriquecendo a experiência do candidato. O presente trabalho mostra as atividades desenvolvidas durante o estágio elaborado para a disciplina de Estágio Supervisionado e presente defesa. Durante o estágio as teorias de diversas disciplinas foram transformadas em prática na empresa atuada. Houve uma grande evolução percebida em relação ao trab

Palavras-chaves: Diagnóstico empresarial, Educação, Estágio, Inglês, Lavras

URI: sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao/20191201621225

Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)

Publicador: Universidade Federal de Lavras

Sigla do publicador: UFLA

País do publicador: Brasil

Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso

Idioma: Português

Código do idioma: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP

URI da licença: Link do SIP

Termos da licença: Licença padrão SIP

Baixar arquivo