SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração

Título: GESTÃO DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE PANIFICAÇÃO NA CIDADE DE LAVRAS

Autoria de: Victor Huggo Lara Rosa

Orientação de: Andre Luis Ribeiro Lima

Coorientação de: José Willer do Prado

Presidente da banca: André Luís Ribeiro Lima

Primeiro membro da banca: José Willer do Prado

Data da defesa: 28/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 18/12/2019

Data da publicação: 18/12/2019

Referência: Rosa, V. H. L. GESTÃO DE MARKETING EM UMA EMPRESA DE PANIFICAÇÃO NA CIDADE DE LAVRAS. 2019. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O objetivo do presente relatório é ilustrar de forma prática as atividades que desenvolvi no período entre maio de 2018 a março de 2019 durante a execução de meu estágio. Portanto, o documento vem relatar a origem, desenvolvimento e conclusão das obrigações que exerci enquanto estagiário de marketing na dita empresa de panificação da cidade de Lavras. A Jeito Caseiro é uma indústria de panificação congelada, que desenvolve, fabrica e comercializa mais de 100 produtos de panificação, para padarias, lanchonetes, supermercados e grandes redes varejistas de todo o Brasil. Em uma área superior a 7mil m², conta com equipamentos mais modernos do seguimento, frota própria para distribuição e um rigoroso processo produtivo, se tornando referência no cenário nacional. Na prática, as atividades desenvolvidas foram gestão financeira, gestão de e-mails e contatos, gestão de patrocínios e eventos, acompanhamento de parcerias, criação e atualização de relatórios de marketing, suporte a vendas e atualização mensal da lista de produtos. Totalizando 1296 horas de trabalho. Na Gestão de e-mail e Contatos, a sugestão é que a leitura, resposta e repasse do que se chegava fosse feito instantaneamente, pois por ser uma operação mais simples, facilmente podia acumular, gerando uma ineficiência ou perda de informações relevantes. Na Gestão de Patrocínios e Eventos, a sugestão ficou na padronização de informações. Basicamente sugeri e implementei um modelo único para análise das propostas, tendo em vista a baixa adesão da empresa. Com isso, ficou mais rápido e pratico tal analise, aumento a participação da Jeito Caseiro como apoio em parcerias e eventos. Em relação ao Acompanhamento de Parcerias, a sugestão ficou na mudança do fluxo do processo existente. Concentrar todos os pedidos de artes e conteúdos ao marketing e criar um modelo de comunicação formal com a agencia responsável, trouxe diversos benefícios. Concluindo, a Jeito Caseiro é uma empresa com forte herança familiar, e esse sentimento permeia na organização. A cultura e o clima organizacional, apesar do trabalho duro, estão consolidadas no bom humor e no relacionamento amigável entre os funcionários. Nesse sentido, pude conhecer diversas pessoas que mantenho contato até hoje, contato esse que transcenderam âmbitos profissionais e me surpreenderam com tamanho carinho. Por fim, a oportunidade de trabalhar em uma empresa referência em alimentos, foi também motivo de bastante satisfação. Vejo meu caminho constantemente se cruzando com o setor alimentício, coincidência ou não, o tempo que passei na Jeito Caseiro, me fez concluir que realmente é um setor de preferência para continuidade no mercado de trabalho.

Palavras-chaves: estagio, marketing, suporte a vendas, parcerias, panificação

URI: sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao/20192201510805

Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)

Publicador: Universidade Federal de Lavras

Sigla do publicador: UFLA

País do publicador: Brasil

Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso

Idioma: Português

Código do idioma: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP

URI da licença: Link do SIP

Termos da licença: Licença padrão SIP

Baixar arquivo