SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração

Título: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ÁREA FINANCEIRA DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO

Autoria de: Walter Cecilia de Carvalho Filho

Orientação de: Jose Willer do Prado

Coorientação de: André Luis Ribeiro Lima

Presidente da banca: Jose Willer do Prado

Primeiro membro da banca: Andre Luis Ribeiro Lima

Data da defesa: 21/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 23/08/2020

Data da publicação: 23/08/2020

Referência: Filho, W. C. d. C. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ÁREA FINANCEIRA DE UMA EMPRESA DO RAMO HOTELEIRO. 2020. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O estágio foi realizado em uma empresa do ramo hoteleiro- Vitória Palace Hotel, localizado no centro da cidade de Lavras compreendido pelo período entre 06 de janeiro de 2020 à 27 de março de 2020, totalizando 360 horas. Dentre as diversas tarefas realizadas, destacam-se seis, das quais foram elaboração e controle do fluxo caixa conferência, separação e arquivamento de notas fiscais emitidas pelo hotel atualização dos dados cadastrais de empresas listadas no sistema de gestão do hotel emissão de boletos de cobrança relativo as hospedagens atendimento aos hospedes e realização de reservas. Durante a realização das tarefas foram identificadas oportunidades de melhorias das quais foram passadas para a gerência e explicadas sua relevância aos processos nele envolvidos. Nesse sentido, destaca-se a atividade ????????????????separação e arquivamento de notas fiscais????????????????, da qual é uma tarefa que consome muito tempo em sua realização diária. Como proposta de melhoria recomenda-se transferir o atual sistema de emissão de notas fiscais para um software pago, e como melhorias ter-se-á uma redução de aproximadamente 1,5 horas, além de uma redução no tempo de check-out dos hospedes ao estar emitindo as notas fiscais. No que tange a elaboração do fluxo de caixa, esta representou o maior desafio para o estagiário e, em contrapartida, foi que mais agregou conhecimento, pois foi preciso estar organizando sistematicamente todas as entradas e saídas de caixa da empresa. Isso permitiu ter uma melhor visualização das contas do hotel ao longo dos dias e, com isso, permitirá aos gestores, posteriormente, estarem realizando ensaios de receitas e despesas ao longo das semanas, a fim de melhorar o capital de giro da empresa. Vale destacar que além das tarefas descritas ao longo deste relatório, outras pequenas atividades foram feitas, das quais foram essenciais para o aprendizado do estagiário. Dessa forma, a realização de todas essas tarefas foi muito gratificante, pois proporcionou ao estagiário a integração de todo o conhecimento visto em sala de aula durante o curso de administração, e que puderam, assim, se exteriorizar para um outro campo do conhecimento, a prática. Por fim, salienta-se que tanto o curso de administração e o estágio realizado foi e será de extrema valia para a formação profissional do estagiário.

Palavras-chaves: hotel, estagio, lavras, atividades, financeiro

URI: sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao/20201201520459

Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)

Publicador: Universidade Federal de Lavras

Sigla do publicador: UFLA

País do publicador: Brasil

Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso

Idioma: Português

Código do idioma: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP

URI da licença: Link do SIP

Termos da licença: Licença padrão SIP

Baixar arquivo