SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração

Título: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO EM UMA EMPRESA DE PORTE MÉDIO DO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL HABITACIONAL

Título alternativo: STRATEGIC PLANNING AND MANAGEMENT IN A MEDIUM-SIZED CONSTRUCTION COMPANY

Autoria de: Marcos Elache Rosa

Orientação de: Andre Luis Ribeiro Lima

Coorientação de: José Willer do Prado

Presidente da banca: André Luis Ribeiro Lima

Primeiro membro da banca: Jose Willer do Prado

Data da defesa: 30/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 30/11/2021

Data da publicação: 30/11/2021

Referência: Rosa, M. E. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO EM UMA EMPRESA DE PORTE MÉDIO DO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL HABITACIONAL. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O estágio é um processo em que o indivíduo adquire conhecimentos por meio das atividades que são realizadas, referentes à profissão será exercida no futuro, adicionando aprendizados práticos aos teóricos vistos em sala de aula. Este relatório de estágio teve como objetivo, descrever as atividades práticas desenvolvidas no período entre 9 novembro de 2020 e 9 de novembro de 2021, em uma construtora com sede na cidade de Piracicaba, bem como apresentar as análises e ações desenvolvidas no setor de planejamento estratégico e gestão dessa organização. A Cataguá Construtora é uma prestadora de serviços na área de construção civil, reconhecida em 2021 pelo prêmio GPTW (Great Place to Work) como uma das melhores empresas para se trabalhar do estado, que atua construindo casas e apartamentos em mais de 50 cidades do estado de São Paulo. Em um primeiro momento, serão tratadas informações da empresa bem como sua história, missão, visão e valores, número de colaboradores, estrutura, segmentação e área de planejamento estratégico e gestão. Posteriormente, são descritas as atividades da área estratégica e de gestão que permeiam o estágio, como aquisição, implementação e gestão de softwares desenvolvimento de relatórios auxílio geral aos departamentos desenvolvimento e acompanhamento de metas. Em seguida, são descritos detalhadamente os processos técnicos de cada uma das ações realizadas pelo estagiário. Através delas, foi diagnosticada na empresa, a necessidade de diversas mudanças, visto que a empresa apresenta dificuldade em relação a comunicação interdepartamental acúmulo de função para o departamento de engenharia dificuldade geral na questão da comunicação entre os departamentos e falta de autonomia nas decisões simples dentro de cada departamento. Como contribuição foram apresentadas sugestões, como, por exemplo, a adoção de reuniões para discutir a viabilidade dos passos a serem percorridos por cada um dos procedimentos a divisão entre outros departamentos ou até mesmo a criação de um novo para que os orçamentos e cronogramas não fossem dimensionados pelos executores dos projetos realização de treinamentos voltados para a comunicação interdepartamental. Diante disso, conclui-se que o objetivo do presente relatório foi atingido, pois, além de descrever as atividades desenvolvidas, foi possível ter um ganho de experiências somadas às dificuldades enfrentadas que permitiram ao discente enxergar a organização por diferentes ângulos e expressar sua percepção crítica frente à realidade vivenciada e se desenvolver.

Palavras-chaves: Administração, Análise, Planejamento, Construção, Reestruturação.

URI: sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao/20211201920885

Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)

Publicador: Universidade Federal de Lavras

Sigla do publicador: UFLA

País do publicador: Brasil

Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso

Idioma: Português

Código do idioma: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP

URI da licença: Link do SIP

Termos da licença: Licença padrão SIP

Baixar arquivo