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Título: ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS DESENVOLVIDAS NA DIRETORIA PESSOAL EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA

Título alternativo: ADMINISTRATIVE ACTIVITIES DEVELOPED IN THE HUMAN RESOURCES DEPARTMENT OF A PUBLIC ORGANIZATION

Autoria de: Ana Clara Ferreira Parussulo

Orientação de: Ednilson Sebastiao de Avila

Coorientação de: Andre Luis Ribeiro Lima

Presidente da banca: Ednilson Sebastião de Avila

Primeiro membro da banca: Andre Luis Ribeiro Lima

Data da defesa: 07/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 02/03/2023

Data da publicação: 02/03/2023

Referência: Parussulo, A. C. F. ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS DESENVOLVIDAS NA DIRETORIA PESSOAL EM UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA. 2023. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O estágio é um processo essencial para que o graduando consiga se preparar com maior êxito ao mundo profissional. Essa prática tem como objetivo que os conhecimentos teóricos construídos durante o cursar da universidade sejam colocados em prática. Por meio dele, o graduando tem a oportunidade de vivenciar uma área do curso e descobrir por meio da experiência se é a área que deseja seguir profissionalmente. Dessa forma, esse relatório de estágio tem como objetivo apresentar as vivências durante o período de estágio supervisionado em que serão tratadas as atividades administrativas desenvolvidas, aprendizados adquiridos, problemas identificados e possíveis propostas de soluções. O estágio foi realizado em uma organização publica, uma prefeitura municipal no interior de São Paulo. A área escolhida para a atuação das atividades foi o departamento pessoal, responsável por toda a burocracia pertinente ao funcionário, desde a sua chegada, jornada na organização e desligamento. Durante o estágio foram desenvolvidas atividades de emissão de documentos para órgãos fiscais, processamento e administração da folha de pagamento, acompanhamento e análise comportamento dos funcionários, arquivamento, protocolamento de documentos, documentações dos profissionais, organização de capacitação e treinamento, pedidos de requerimentos, atendimento ao público (população e funcionários), entre outras tarefas necessárias para a manutenção da área. Foi possível observar alguns problemas recorrentes no setor pessoal da prefeitura, sendo o primeiro uma gestão de documentos ineficiente, um processo que gera grande uso e acumulo de papeis e dificuldade a procura de documentos, e também a falta de documentos protocolados de três anos. Para isso foi sugerido e realizado a digitalização e armazenamento no drive para os documentos importantes e realização de novos protocolados referentes aos anos que não constam documentos protocolados. O problema encontrado foi sobre a disposições dos equipamentos e mesas dos servidores no espaço do setor, a organização desses itens cortava o fluxo de troca de informações que ocasionava no atraso ou interrupção do trabalho, foi sugerido e realizado a mudança dos lugares dos equipamentos e mesas para melhor aproveitamento do espaço e fluxo no setor. O processo de estágio foi extremamente enriquecedor para o desenvolvimento profissional e pessoal, por meio deste foi possível ter vivencia de práticas profissionais e ferramentas e técnicas utilizada pela área de gestão de pessoal, além disso, foi uma oportunidade de conviver em um ambiente eclético e plural de pessoas, opiniões e valores. Como pode ser observado por meio desse relatório, o setor pessoal é de grande importância para uma organização, ele é responsável pela manutenção dos funcionários da empresa e é essencial para equilibrar e intermediar as situações que ocorrem. Por esse motivo é de extrema importância que seja efetivada uma gestão adequada no setor.

Palavras-chaves: Prefeitura, Administração, Departamento Pessoal, Servidores, Gestão

Abstract: The internship is an essential process for the graduate to be able to successfully prepare for the professional world. This practice aims to put the theoretical knowledge built during the university course into practice. Through it, the graduate has the opportunity to experience an area of the course and find out, through experience, if it is the area they wish to pursue professionally. Therefore, this internship report presents the experiences during the supervised internship period, in which the administrative activities developed, the learning acquired, the problems identified, and possible proposals for solutions will be addressed. The internship was carried out in a public organization, a city hall in the interior of São Paulo. The area chosen for the performance of the activities was the human resources department, responsible for all the bureaucracy related to the employee, since his arrival, journey in the organization and dismissal. During the internship, activities such as issuing documents for the tax authorities, the processing and administration of payment sheets, monitoring and analyzing employees behavior, filing, registering documents, documenting professionals, organizing training and capacity building, requesting applications, dealing with the public ( the population and employees), among other tasks necessary for the maintenance of the area, were developed. It was possible to observe some recurrent problems in the human resources sector of the city hall, the first being an inefficient document management, a process that generates high use and accumulation of papers and difficulty in searching for documents, and also the lack of documents that have been registered for three years. For this, it was suggested and carried out the digitalization and storage in the drive for the important documents and the realization of new protocoled referring to the years that there are no protocoled documents. The problem that was found was about the arrangement of the equipment and desks of the staff in the space of the department, the organization of these items cut the flow of exchange of information that caused the delay or interruption of work, it was suggested and implemented the change of the places of the equipment and tables for better use of space and flow in the sector. The internship process was extremely enriching for the professional and personal development, through which it was possible to experience professional practices as well as tools and techniques used by the human resources management area moreover, it was an opportunity to live in an eclectic and plural environment of people, opinions, and values. As can be observed through this report, the human resources department is of great importance to an organization it is responsible for the maintenance of the companys employees and is essential to balance and mediate situations that occur. For this reason it is extremely important to have an adequate management in this sector.

URI: sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao/20222201720336

Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)

Publicador: Universidade Federal de Lavras

Sigla do publicador: UFLA

País do publicador: Brasil

Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso

Idioma: Português

Código do idioma: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP

URI da licença: Link do SIP

Termos da licença: Licença padrão SIP

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