SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração

Título: PESQUISA DE MARKETING ANÁLISE DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COMO POTENCIAIS CLIENTES PARA UMA FRANQUIA DE INGLÊS.

Autoria de: Carlos Henrique Gomes Ferreira

Orientação de: Andre Luis Ribeiro Lima

Coorientação de: José Willer do Prado

Presidente da banca: André Luis Ribeiro Lima

Primeiro membro da banca: José Willer do Prado

Segundo membro da banca: Karina Kelen da Cruz

Data da defesa: 14/12/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 16/12/2022

Data da publicação: 16/12/2022

Referência: Ferreira, C. H. G. PESQUISA DE MARKETING ANÁLISE DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS COMO POTENCIAIS CLIENTES PARA UMA FRANQUIA DE INGLÊS.. 2022. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O objetivo do presente relatório de estágio é descrever, ressaltar e analisar as atividades realizadas no estágio supervisionado de uma franquia de idioma localizada em Lavras, Minas Gerais. A franquia em questão tem mais de cinco anos de mercado e já atendeu centenas de alunos, tendo como proposta de valor atual o ensino da língua inglesa voltada para adultos e com um tempo médio de duração menor em comparação com os concorrentes. As atividades realizadas durante o período de estágio se concentram em um conjunto de ações (Brief, construção da metodologia, construção do instrumento de coleta de dados, coleta de dados com o público alvo, analise dados e apresentação dos resultados) que somadas puderam desenvolver uma pesquisa de marketing voltada para avaliar os estudantes de administração da Universidade Federal de Lavras como potenciais clientes, buscando compreender suas características de estudo e consumo de idiomas e a imagem que os mesmos têm sobre a franquia lavrense. Podese identificar com a construção das atividades que existem oportunidades e desafios a serem explorados pela franquia de idioma em relação aos graduandos de administração. Algumas oportunidades que podem ser citadas são referentes ao não domínio da fluência por grande parte dos universitários estudados e pela pouca proficiência nos períodos iniciais do curso no idioma inglês. Como desafios podem ser elencados a média de preço de um bom curso de inglês percebida pelos estudantes que está bem abaixo comparada ao valor praticado pela franquia em questão e o não conhecimento da marca da franquia pelos graduandos de administração. Portanto, o objetivo do relatório foi alcançado, sendo válido constatar os principais aprendizados gerados ao estagiário. Como a oportunidade de se aprofundar em um setor de seu interesse com um modelo de negócio muito rico para o aprendizado possibilitando desenvolver habilidades técnicas, pessoais e cognitivas além de averiguar seus aprendizados e sua evolução durante o período da graduação.

Palavras-chaves: Estagio Supervisionado, Setor de Marketing, Franchising, Pesquisa de Marketing, Estudantes

URI: sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao/20222201810230

Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)

Publicador: Universidade Federal de Lavras

Sigla do publicador: UFLA

País do publicador: Brasil

Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso

Idioma: Português

Código do idioma: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP

URI da licença: Link do SIP

Termos da licença: Licença padrão SIP

Baixar arquivo