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Título: RELAÇÕES UNIVERSIDADE-ESTADO-INDÚSTRIA ESTUDO DO SISTEMA DEFESA, INOVAÇÃO E ACADEMIA ???????? SisDIA

Título alternativo: UNIVERSITY-STATE-INDUSTRY RELATIONS STUDY OF THE DEFENSE SYSTEM, INNOVATION AND ACADEMY - SisDIA

Autoria de: Matheus Andrade Carvalho

Orientação de: Dany Flavio Tonelli

Presidente da banca: Dany Flavio Tonelli

Primeiro membro da banca: Eloisa Helena de Souza Cabral

Segundo membro da banca: Denis Renato de Oliveira

Palavras-chaves: SisDIA, Tríplice Hélice, Administração Pública, Exército Brasileiro, inovação.

Data da defesa: 12/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 17/08/2020

Data da publicação: 17/08/2020

Referência: Carvalho, M. A. RELAÇÕES UNIVERSIDADE-ESTADO-INDÚSTRIA ESTUDO DO SISTEMA DEFESA, INOVAÇÃO E ACADEMIA ???????? SisDIA. 2020. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Frente aos desafios tecnológicos encontrados pelas Forças Armadas Brasileiras, o Exército Brasileiro buscou inovar e criar um sistema capaz de gerenciar atividades rotineiras da corporação. O SisDIA, como é chamado, é um sistema baseado no modelo da Tríplice Hélice. Com o objetivo de aproximar as relações entre os setores do Exército, as indústrias e os institutos de ensino superior, o sistema procura levar desenvolvimento tecnológico para diversas áreas do território brasileiro, com a produção e desenvolvimento de tecnologias de defesa. O objetivo deste trabalho é investigar que implicações levaram à criação do sistema e como foi sua implantação. Faz-se uma análise do modelo de Tríplice Hélice com a finalidade de contextualizar a dinâmica do sistema e os papéis de cada agente participante do processo de cooperação. Os métodos empregados para a realização da pesquisa foram de caráter predominantemente qualitativo, com buscas a documentos e publicações do tema. Ao final do trabalho, as demonstrações dos resultados obtidos explicam como a implantação do sistema colabora para o cotidiano do Exército e da população brasileira no enfrentamento de desafios.

Abstract: In the face of the technological challenges met by the Brazilian Armed Forces, the Brazilian Army aimed to innovate and create a system capable of managing the corporation????????s routine activities. SisDIA, as it is called, is a system based on the Triple Helix model. With the objective of tightening the bonds between sectors of the Army, industries and institutes of higher education, the system aims to bring technological development to diverse areas of the Brazilian territory, with the production and creation of defense technologies. The objective of this paper is to investigate which implications led to the creation of the system and how was its implementation. An analysis of the Triple Helix model is made with the goal of contextualizing the system????????s dynamics and the roles of each agent that participates in the cooperation process. The methods employed to the realization of the research were majorly qualitative, with a research of documents and publications of the theme. In the end, the demonstrations of the results obtained explain how the implementation of the system collaborates to the Army????????s Brazil????????s population every day in the facing of challenges.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20201201520910

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45131

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Matheus Andrade Carvalho e Universidade Federal de Lavras

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