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Título: O COMPORTAMENTO PARTICIPATIVO DOS JOVENS UM ESTUDO COM MOVIMENTOS DA JUVENTUDE E ESTUDANTIS

Título alternativo: THE PARTICIPATIVE BEHAVIOR OF YOUNG PEOPLE A STUDY WITH YOUTH AND STUDENT MOVEMENTS

Autoria de: Genis Rocha Nogueira

Orientação de: Camila Maria Risso Sales

Presidente da banca: Camila Maria Risso Sales

Primeiro membro da banca: José de Arimatéia Dias Valadão

Palavras-chaves: comportamento participativo, participação social, movimentos sociais, movimentos de juventude, movimentos estudantis

Data da defesa: 08/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 10/06/2021

Data da publicação: 10/06/2021

Referência: Nogueira, G. R. O COMPORTAMENTO PARTICIPATIVO DOS JOVENS UM ESTUDO COM MOVIMENTOS DA JUVENTUDE E ESTUDANTIS. 2021. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar a percepção de jovens sobre seu ingresso e atuação em movimentos sociais, buscando perceber se ambientes como o familiar, o escolar e o universitário são determinantes para influenciar a juventude a se engajar. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória no qual elaborou-se um questionário a ser respondido por membros de movimentos de juventude e estudantis que se identificam com diferentes ideologias. Os questionários foram enviados aos jovens de forma online, por meio de whatsapp, o que permitiu que as experiências de interesse dos mesmos para esse trabalho fossem melhor exploradas. Dessa forma, foi possível perceber que há semelhanças e diferenças entre o perfil participativo de cada jovem, com certos fatores ambientais sendo mais suscetíveis de influenciar certas pessoas, do que outras. A forma como os jovens percebem o mundo a sua volta influencia as causas pelas quais eles irão lutar no futuro, não sendo necessário haver pessoas participativas no ambiente familiar ou agentes educacionais no ambiente escolar e universitário para que eles se tornem pessoas engajadas. A leitura e o desenvolvimento do senso crítico foram grandes aliados dos jovens no momento de adquirir comportamentos participativos e escolherem uma ideologia para defender.

Abstract: This research aims to analyze the perception of young people about their entry and performance in social movements, seeking to understand whether environments such as family, school and university are decisive to influence youth to engage. For this, an exploratory research was carried out in which a questionnaire was elaborated to be answered by members of youth and student movements that identify with different ideologies. The questionnaires were sent to young people online, via whatsapp, which allowed their experiences of interest to this work to be better explored. In this way, it was possible to perceive that there are similarities and differences between the participative profile of each young person, with certain environmental factors being more susceptible to influence certain people, than others. The way young people perceive the world around them influences the causes for which they will fight in the future, without the need for participatory people in the family environment or educational agents in the school and university environment for them to become engaged people. Reading and the development of critical sense were great allies for young people when it came to acquiring participatory behaviors and choosing an ideology to defend.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20202201611353

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47164

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Genis Rocha Nogueira e Universidade Federal de Lavras

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