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Título: EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS ATRAVÉS DE UM PROGRAMA PROMOVIDO POR UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR

Título alternativo: EDUCATION AND POLITICAL PARTICIPATION IN A MUNICIPALITY OF MINAS GERAIS THROUGH A PROGRAM PROMOTED BY A THIRD SECTOR ORGANIZATION

Autoria de: Luzia Clara Araujo Borges

Orientação de: Camila Maria Risso Sales

Presidente da banca: Camila Maria Risso Sales

Primeiro membro da banca: Júlia Moretto Amâncio

Palavras-chaves: Participação, Social, Políticas, Públicas, Educação

Data da defesa: 26/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 27/11/2021

Data da publicação: 27/11/2021

Referência: Borges, L. C. A. EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS ATRAVÉS DE UM PROGRAMA PROMOVIDO POR UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR. 2021. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar se o Programa Dialoga!, promovido por uma organização do terceiro setor em um município de Minas Gerais, gerou mudanças no comportamento dos cidadãos participantes, no sentido de aumento e efetivação da cultura democrática e de participação social, o programa em questão realizou-se entre os dias 13 de Julho a 12 de Setembro do ano de 2020. Para alcançar o objetivo desta pesquisa avaliou-se através do instrumental teórico da teoria da participação experiências práticas de educação para a participação no processo de tomada de decisão. Para isso foi realizado um levantamento dos materiais utilizados no processo educativo do programa objeto desse estudo. Por fim, selecionou-se um grupo de participantes do programa, os quais foram entrevistados a partir de um roteiro estruturado com o objetivo de compreender se, e como a experiência de educação para participação impactou os e as participantes e suas percepções sobre o programa, a participação social e a cultura política de m

Abstract: The objective of this work was to verify whether the Dialoga! Program, promoted by a third sector organization in a municipality in Minas Gerais, generated changes in the behavior of participating citizens, in order to increase and effect democratic culture and social participation, the program in question took place between the 13th of July and the 12th of September 2020. To achieve the objective of this research, it was evaluated through the theoretical instrument of the theory of participation practical experiences of education for participation in the decision-making process. For this purpose, a survey was carried out of the materials used in the educational process of the program object of this study. Finally, a group of program participants was selected, who were interviewed based on a structured script to understand whether and how the experience of education for participation impacted the participants and their perceptions about the program, social participation and political culture in general. Being

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20211201712227

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53834

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luzia Clara Araujo Borges e Universidade Federal de Lavras

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