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Título: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Título alternativo: A SYSTEMATIC MAPPING OF THE LITERATURE ON THE USE OF INFORMATION TECHNOLOGIES AND COMMUNICATION (ICT) IN BASIC EDUCATION

Autoria de: Ana Clara Andrade de Toledo

Orientação de: Paulo Afonso Parreira Junior

Presidente da banca: Paulo Afonso Parreira Júnior

Primeiro membro da banca: Renata Teles Moreira

Palavras-chaves: recursos digitais, recursos tecnológicos, TIC, Educação Básica, Educação infantil

Data da defesa: 27/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 07/03/2023

Data da publicação: 07/03/2023

Referência: Toledo, A. C. A. d. UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2023. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O processo da Revolução Tecnológica, cujo marco significativo foi o advento da Internet, propiciou a construção de um novo modelo de sociedade, denominado Sociedade Digital. As transformações oriundas do desenvolvimento e do uso de recursos tecnológicos mudaram o cenário social, na busca pela melhoria e pela facilitação da vida e das práticas dos indivíduos. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) passaram a impactar, de forma direta e indireta, o cotidiano das pessoas, por meio da incorporação de recursos tecnológicos digitais e da velocidade de recebimento e de compartilhamento de informações. Neste cenário, a agenda educacional também sofreu impacto, pois, em um mundo permeado pelas TIC, não há como a Escola se ilhar dessa transformação. Dessa forma, a escola precisa desenvolver estratégias para novas atitudes pedagógicas, levando em consideração as TIC. Um primeiro passo rumo ao desenvolvimento de habilidades para lidar com esses recursos é conhecer o estado atual sobre a incorporação das TIC na Educação Básica. Assim, este trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o estado atual da incorporação das TIC na Educação Básica brasileira, do ponto de vista da literatura acadêmica, a fim de responder às seguintes questões de pesquisa (Q1) Quais são as principais TIC utilizadas na Educação Básica? (Q2) Quais fatores influenciam a tomada de decisão quanto ao uso das TIC na Educação Básica? e (Q3) Quais são os benefícios e os desafios percebidos na utilização dessas TIC na Educação Básica? Foram analisados 29 trabalhos na literatura, a partir dos quais, foi possível mapear 50 tipos de TIC utilizadas na Educação Básica, tendo como maior frequência o WhatsApp, produtos de software didáticos, Youtube, jogos digitais, vídeos, Google Meet e Google Forms. Além disso, foram encontrados 3 fatores influenciadores para a tomada de decisão quanto ao uso de TIC na Educação Básica, sendo eles Pandemia, Sociedade Digital e Normativas. Por fim, 3 benefícios e 5 desafios percebidos quanto à utilização das TIC foram identificados e discutidos neste trabalho. Conclui-se que este trabalho contribuiu, dentro da esfera acadêmica, com o levantamento de informações atualizadas de trabalhos acadêmicos sobre o tema apresentado, a fim de instigar a construção de uma agenda educacional para as escolas de Educação Básica, que incorpore o uso democrático de TIC, levando em consideração os benefícios e desafios do processo.

Abstract: The process of the Technological Revolution, whose significant milestone was the advent of the Internet, led to the construction of a new model of society, called the Digital Society. The transformations arising from the development and use of technological resources have changed the social scenario, in the search for improvement and facilitation of the lives and practices of individuals. Information and Communication Technologies (ICT) began to impact, directly and indirectly, the daily lives of people, through the incorporation of digital technological resources and the speed of receiving and sharing information. In this scenario, the educational agenda also suffered an impact, because, in a world permeated by ICT, there is no way for the School to be able to get rid of this transformation. Thus, the school needs to develop strategies for new pedagogical attitudes, taking into account ICT. A first step towards developing skills to deal with these resources is to know the current state of incorporation of ICT in Basic Education. Thus, this paper presents a Systematic Mapping of the Literature on the current state of the incorporation of ICT in Brazilian Basic Education, from the point of view of academic literature in order to answer the following research questions (Q1) Which are the main ICTs used in Basic Education? (Q2) Which factors influence decision-making regarding the use of ICT in Basic Education? and (Q3) Which factors influence decision-making on the use of ICT in Basic Education? Twenty-nine studies were analyzed in the literature, from which it was possible to map 50 technologies as the main ICTs used in Basic Education, having as more frequency WhatsApp, didactic software products, Youtube, digital games, videos, Google Meet and Google Forms. In addition, 3 influencing factors were found for decision-making regarding the use of ICT in Basic Education Pandemic, Digital Society and Normatives. Finally, 3 perceived benefits and 5 challenges regarding the use of ICT were identified and discussed in this work. It is concluded that this work contributed, within the academic sphere, with the survey of updated information from academic works about the topic presented in order to instigate the construction of an educational agenda, for Basic Education schools, which incorporates the democratic use of ICT, taking into account the benefits and challenges of the process.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20222201810734

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Clara Andrade de Toledo e Universidade Federal de Lavras

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