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Título: A EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE DIFERENTES ATORES ATRAVÉS DA EXTENSÃO O CASO DO PRINAGEM

Título alternativo: THE EXPERIENCE OF COLLABORATIVE LEARNING BETWEEN DIFFERENT ACTORS THROUGH EXTENSION THE CASE OF PRINAGEM

Autoria de: Maria Virginia Martins Mattar

Orientação de: Julia Moretto Amancio

Presidente da banca: Júlia Moretto Amâncio

Primeiro membro da banca: Gustavo Costa de Souza

Segundo membro da banca: Renato Silverio Campos

Palavras-chaves: extensão, gestão, municipal, aprendizagem, curricularização

Data da defesa: 01/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 11/03/2023

Data da publicação: 11/03/2023

Referência: Mattar, M. V. M. A EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA ENTRE DIFERENTES ATORES ATRAVÉS DA EXTENSÃO O CASO DO PRINAGEM . 2023. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O presente trabalho traduz-se acerca do viés interacionista da extensão universitária, como vetor de diálogo entre diferentes atores da sociedade. Nessa perspectiva, a extensão pode ser vista como uma prática relevante quanto à intervenção nas realidades sociais e propulsora de um cenário de aprendizagem colaborativa. Desse modo, a pesquisa ilustra a extensão através do Programa de Internato em Administração e Gestão Municipal ???????????????????????????????? PRINAGEM da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (EGFJP), no qual apresenta uma proposta de desenvolvimento de atividades e projetos relacionados a uma assessoria técnica à gestão municipal através da inter-relação entre a comunidade acadêmica e as prefeituras municipais. Objetiva-se, portanto, promover uma avaliação das experiências, desafios e contribuições do Programa à luz da perspectiva dos diferentes atores envolvidos, bem como identificar as implicações e potenciais da curricularização da extensão. E, assim, identificar como os modelos de ações colaborativas podem contribuir com a gestão municipal. A pesquisa possui caráter qualitativo e o aporte metodológico consistiu-se na análise descritiva e interpretativa dos dados coletados a partir de questionários estruturados aplicados aos atores participantes na 13ª edição do PRINAGEM, bem como através da realização de entrevista semiestruturada com os responsáveis pela execução do Programa. A análise dos resultados, à luz da experiência dos envolvidos, indicam as diferentes contribuições e implicações trazidas aos atores através da intervenção pontual do Programa, trazendo, sobretudo, um cenário de co-construção de conhecimentos. Evidencia-se, portanto, a necessidade de incentivo e aprimoramento da relação entre a universidade e os demais atores da sociedade, fortalecendo, assim, seu compromisso social.

Abstract: This work translates about the interactionist bias of university extension, as a vector of dialogue between different actors of society. In this perspective, extension can be seen as a relevant practice regarding intervention in social realities and driving a collaborative learning scenario. Thus, the research illustrates the extension through the Internship Program in Municipal Administration and Management - PRINAGEM of the School of Government Professor Paulo Neves de Carvalho of the João Pinheiro Foundation (EG FJP), in which it presents a proposal for the development of activities and projects related to technical advice to municipal management through the interrelationship between the academic community and the municipal prefectures. The objective is, therefore, to promote an evaluation of the experiences, challenges and contributions of the Program in the light of the perspective of the different actors involved, as well as to identify the implications and potential of the curricularization of the extension. And, thus, identify how collaborative action models can contribute to municipal management. The research has a qualitative character and the methodological contribution consisted in the descriptive and interpretative analysis of the data collected from structured questionnaires applied to the participants in the 13th edition of PRINAGEM, as well as through semi-structured interviews with those responsible for the implementation of the Program. The analysis of the results, in the light of the experience of those involved, indicate the different contributions and implications brought to the actors through the punctual intervention of the Program, bringing, above all, a scenario of co-construction of knowledge. It is evident, therefore, the need to encourage and improve the relationship between the university and other actors in society, thus strengthening their social commitment.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20222201811199

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Maria Virginia Martins Mattar e Universidade Federal de Lavras

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