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Título: MEMÓRIA DOS ANTIGOS CARNAVAIS DE LAVRAS AS ESCOLAS DE SAMBA QUE FIZERAM HISTÓRIA

Título alternativo: MEMORY OF THE OLD LAVRAS CARNIVALS THE SAMBA SCHOOLS THAT MADE HISTORY

Autoria de: Nathália Aparecida Anselmo

Orientação de: Luciana Braga Silveira

Presidente da banca: Luciana Braga Silveira

Primeiro membro da banca: Julia Moretto Amancio

Segundo membro da banca: Mariana Barbosa de Souza

Palavras-chaves: Carnaval, Escola de Samba, Cultura, Cultura Popular, Memória

Data da defesa: 11/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 14/07/2023

Data da publicação: 14/07/2023

Referência: Anselmo, N. A. MEMÓRIA DOS ANTIGOS CARNAVAIS DE LAVRAS AS ESCOLAS DE SAMBA QUE FIZERAM HISTÓRIA. 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O carnaval de Lavras, cidade localizada no sul de Minas Gerais, viveu seu auge nas décadas de 1970 e 1980, com as escolas de samba atraindo foliões de outras localidades para prestigiar essa festa popular. Os desfiles aconteciam na rua principal da cidade, com enredos empolgantes e baterias contagiantes, e as escolas de samba se tornaram parte integrante da comunidade lavrense, com seus carros alegóricos bem elaborados, passistas talentosos e participantes entusiasmados. No entanto, ao longo dos anos, a grandiosidade desse evento foi se perdendo, com algumas escolas se desfazendo ou reduzindo sua participação no carnaval. Este trabalho tem como objetivo discutir a perda de visibilidade do carnaval de Lavras, em comparação ao que era antes, buscando entender a atuação das antigas escolas de samba, como elas se articulavam e exaltar a memória desses antigos carnavais que fizeram história. O tipo de pesquisa utilizada para este trabalho é qualitativa e exploratória, uma abordagem amplamente utilizada para investigar fenômenos pouco conhecidos ou obter insights mais profundos sobre um tema específico, nesse caso, o Carnaval de Lavras. Foram conduzidas entrevistas com membros das diretorias das antigas escolas de samba, e, a partir delas, identificaram-se alguns fatores que contribuíram para a queda da qualidade e popularidade do carnaval, como a intervenção de políticos na maneira que era feito o carnaval, mudando assim o seu formato, a falta de adesão do público após essa mudança e a falta de auxílio da prefeitura municipal para a continuidade dos desfiles.. Também foram feitas entrevistas com os integrantes das novas escolas de samba, para saber o que é esperado por eles para o futuro das agremiações. O carnaval de Lavras já está começando a resgatar sua essência, e as novas escolas de samba têm o potencial para crescer e se desenvolver cada vez mais. Para isso, o futuro do carnaval de Lavras depende do esforço conjunto dos integrantes das escolas de samba, da comunidade local e do apoio governamental. Com a aplicação das leis de incentivo à cultura e o fortalecimento da organização e estrutura das agremiações, além da interação com a comunidade, é possível vislumbrar um carnaval cada vez mais expressivo e relevante, resgatando a grandiosidade e influência que um dia foi característica desse evento no município de Lavras. é fundamental que esses novos representantes estejam atentos às novas formas de fomentar esse evento da cultura popular. Sendo assim, o futuro do carnaval de Lavras depende do esforço conjunto dos membros das escolas de samba, da comunidade local e do apoio do governo por meio de políticas públicas sólidas e democráticas.

Abstract: The Carnival of Lavras, a city located in the south of the Minas Gerais state, reached its peak in the 1970 and 1980s with the samba schools attracting revelers from other locations to enjoy this popular celebration. The parades took place on the main street of the city, featuring exciting themes and contagious drum beats, and the samba schools became an integral part of the Lavras community, with their well-crafted floats, talented dancers, and enthusiastic participants. However, over the years, the grandeur of this event started to fade, with some schools dissolving or reducing their participation in the carnival. This work aims to discuss the loss of visibility of the carnival in Lavras, compared to what it was before, seeking to understand the performance of the old samba schools, how they articulated and exalt the memory of these old carnivals that made history. The research methodology used for this work is qualitative exploratory, a widely employed approach to investigate little-known phenomena or gain deeper insights into a specific topic, in this case, the Lavras Carnival. Interviews were conducted with members of the former samba school boards, and from these interviews, some factors that contributed to the decline in the quality and popularity of the carnival were identified. These factors include political interference in the way the carnival was organized, resulting in changes to its format, lack of public adherence after these changes, and the lack of support from the municipal government for the continuation of the parades. Interviews were also conducted with members of the new samba schools to understand their expectations for the future of these associations. The Lavras carnival is already beginning to regain its essence, and the new samba schools have the potential to grow and develop further. For this to happen, the future of the Lavras carnival depends on the joint efforts of the samba school members, the local community, and government support. By applying cultural incentive laws, strengthening the organization and structure of the associations, and engaging with the community, it is possible to envision a carnival that becomes increasingly significant and relevant, reclaiming the grandeur and influence that once characterized this event in the municipality of Lavras. It is crucial for these new representatives to be attentive to new ways of fostering this popular cultural event. Therefore, the future of the Lavras carnival depends on the joint effort of members of the samba schools, the local community and government support through solid and democratic public policies.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20231201910024

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nathália Aparecida Anselmo e Universidade Federal de Lavras

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