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Título: TEORIA DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E A VACINAÇÃOCONTRA A COVID-19 Um estudo sobre o viés religioso e as mídias sociais

Título alternativo: CONSUMER BEHAVIOR THEORY AND VACCINATION AGAINST COVID-19 A study on religious bias and social media

Autoria de: Beatriz Li Gonçalves

Orientação de: Denis Renato de Oliveira

Coorientação de: Rafael Rodrigues de Castro

Presidente da banca: Dr. Denis Renato de Oliveira

Primeiro membro da banca: Dra.elisa Guimarães

Segundo membro da banca: Me. Rafael Rodrigues de Castro

Palavras-chaves: Teoria do Comportamento do Consumidor, Políticas públicas, Covid-19, Religião, Facebook

Data da defesa: 11/12/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 21/12/2023

Data da publicação: 21/12/2023

Referência: Gonçalves, B. L. TEORIA DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E A VACINAÇÃOCONTRA A COVID-19 Um estudo sobre o viés religioso e as mídias sociais. 2023. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O crescimento da utilização das mídias sociais trouxe novas perspectivas acerca do comportamento do consumidor. Nesse contexto sociocultural, de uso intensivo das mídias sociais e da influência da religião nas decisões do indivíduo, torna-se relevante estudar quais fatores interferem no comportamento de consumo de políticas públicas por parte dos cidadãos, sobretudo na vacinação contra a COVID-19. Posto isso, esta pesquisa se propôs a responder o seguinte problema Como a religião, por meio das postagens no Facebook, influenciou o comportamento de consumo dos evangélicos na decisão de vacinação contra a COVID-19? Para tanto, o objetivo foi compreender como as postagens no Facebook influenciaram o comportamento de consumo evangélicos na decisão de toma a vacina contra a COVID-19, tendo como recorte o grupo no Facebook, chamado ????????????????Evangélicos Unidos????????????????. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e de natureza exploratória, com uma perspectiva da Teoria do Comportamento do Consumidor. Foram coletados as seis principais postagens e seus respectivos comentários, no referido grupo do Facebook, por meio da extensão do Google Comments Exportor for Facebook. A técnica de análise de dados utilizados foi a Análise de Conteúdo, operacionalizada por meio do software Iramuteq. Observou-se uma divisão de opiniões dentre os evangélicos e, em uma sociedade pluralista em que há uma diversidade de crenças religiosas e não religiosas, é importante garantir que as políticas públicas sejam equitativas e respeitem todas as visões e perspectivas. Ademais, propõe-se que esse estudo contribua para a literatura acerca do comportamento do consumidor aplicado à Administração Pública, além de fornecer insights úteis para a sociedade e para o governo.

Abstract: The growth of social media usage has brought new perspectives on consumer behavior. In this sociocultural context, characterized by intensive use of social media and the influence of religion on individual decisions, it becomes relevant to study the factors that interfere with citizens consumption behavior of public policies, especially in the context of COVID-19 vaccination. In light of this, this research aimed to address the following problem How did religion, through Facebook posts, influence the consumption behavior of Evangelicals in the decision to vaccinate against COVID-19? To achieve this, the objective was to understand how Facebook posts influenced the consumption behavior of Evangelicals in the decision to take the COVID-19 vaccine, focusing on the Facebook group called ????????????????Evangélicos Unidos????????????????. This is a qualitative, descriptive, and exploratory research with a perspective from the Consumer Behavior Theory. The six main posts and their respective comments were collected from the mentioned Facebook group using the Google Comments Exporter for Facebook extension. The data analysis technique used was Content Analysis, operationalized through the Iramuteq software. A division of opinions among Evangelicals was observed, and in a pluralistic society with a diversity of religious and non-religious beliefs, it is important to ensure that public policies are equitable and respect all views and perspectives. Furthermore, it is suggested that this study contributes to the literature on consumer behavior applied to Public Administration, providing useful insights for society and the government. Additionally, it emphasizes the importance of ensuring that policies consider the diverse beliefs present in society to promote fairness and respect for all individuals.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica/20232201910644

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Beatriz Li Gonçalves e Universidade Federal de Lavras

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