SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública

Título: ENTRE RIMAS E RESISTÊNCIAS O HIP HOP COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO SOCIAL E CONTROLE DEMOCRÁTICO NAS PERIFERIAS URBANAS DE LAVRAS - MG

Título alternativo: Between Rhymes and Resistance Hip Hop as an Instrument of Social Management and Democratic Control in the Urban Peripheries of Lavras - MG

Autoria de: Hernani Giarolla Neto

Orientação de: Jose Roberto Pereira

Presidente da banca: José Roberto Pereira

Primeiro membro da banca: Luiza Amalia Soares Franklin

Palavras-chaves: Hip Hop, Gestão Social, Controle Democrático, Periferias Urbanas, Participação Cidadã

Data da defesa: 03/12/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 11/12/2025

Data da publicação: 11/12/2025

Referência: Neto, H. G. ENTRE RIMAS E RESISTÊNCIAS O HIP HOP COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO SOCIAL E CONTROLE DEMOCRÁTICO NAS PERIFERIAS URBANAS DE LAVRAS - MG. 2025. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O Hip Hop tem sido reconhecido como uma das principais expressões culturais das periferias brasileiras, atuando não apenas como linguagem artística, mas como ferramenta de participação política, formação cidadã e mobilização social. A compreensão dessas dinâmicas é fundamental para avaliar o papel do movimento na construção de espaços coletivos de diálogo, resistência e produção de sentido público. Este estudo tem como objetivo analisar como o Hip Hop funciona como instrumento de gestão social e de controle democrático nas periferias urbanas, tomando como campo empírico a cena cultural do município de Lavras, em Minas Gerais. Busca-se identificar de que maneira artistas, produtores e coletivos utilizam a arte para fortalecer vínculos comunitários, ampliar a participação cidadã e reivindicar direitos históricos negados às populações periféricas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa exploratória, estruturada como estudo de caso, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise documental. Foram examinad

Abstract: Hip Hop has been recognized as one of the main cultural expressions of Brazilian urban peripheries, functioning not only as an artistic language but also as a tool for political participation, civic formation, and social mobilization. Understanding these dynamics is essential for assessing the movement??s role in building collective spaces for dialogue, resistance, and the production of public meaning. This study aims to analyze how Hip Hop operates as an instrument of social management and democratic oversight in urban peripheries, taking the cultural scene of the municipality of Lavras, in Minas Gerais, as its empirical field. The objective is to identify how artists, producers, and collectives use art to strengthen community bonds, expand citizen participation, and claim historical rights denied to peripheral populations. The research adopted an exploratory qualitative approach, structured as a case study, using semi-structured interviews and document analysis. It examined practices, discourses, and symbo

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao_publica/index.php?dados=20252202010232

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Hernani Giarolla Neto e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo