Título: SAÚDE MENTAL NA PERCEPÇÃO EDUCACIONAL UMA REFLEXÃO SOBRE AS ESCOLAS ESTADUAIS DE LAVRAS-MG
Título alternativo: MENTAL HEALTH IN EDUCATIONAL PERCEPTION A REFLECTION ON STATE SCHOOLS IN LAVRAS-MG
Autoria de: Maria Clara de Souza Pepe Luz
Orientação de: Luiza Amalia Soares Franklin
Presidente da banca: Luíza Amália Soares Franklin
Primeiro membro da banca: Sabrina Soares da Silva
Palavras-chaves: Saúde Mental Escolar, Percepção Docente, Políticas Públicas, Psicólogo na Escola, Lavras-MG
Data da defesa: 02/12/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 13/12/2025
Data da publicação: 13/12/2025
Referência: Luz, M. C. d. S. P. SAÚDE MENTAL NA PERCEPÇÃO EDUCACIONAL UMA REFLEXÃO SOBRE AS ESCOLAS ESTADUAIS DE LAVRAS-MG. 2025. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este estudo buscou compreender as percepções dos supervisores pedagógicos em relação à saúde mental dos estudantes nas escolas estaduais do município de Lavras. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza exploratória-descritiva, e utilizou entrevistas semiestruturadas com sete profissionais que atuam no Ensino Fundamental II. Os resultados evidenciaram um cenário complexo de alta gravidade, marcado pela prevalência de transtornos como ansiedade e depressão, além de fatores de risco como desestruturação familiar e uso excessivo de tecnologia. Foi observado um paradoxo na atuação profissional embora o corpo docente seja o principal agente de acolhimento, gerando vínculos afetivos positivos. O estudo aponta um déficit na capacitação contínua dos profissionais e, principalmente, uma falha na concretização das políticas públicas em âmbito local, como a Lei nº 13.9352019 e Lei nº 14.8192024. Conclui-se que o sistema de suporte à saúde mental nas escolas de Lavras é sustentado pela dedicação individual e é precário, o que reforça a urgência na implementação de um suporte técnico especializado e permanente, notadamente a presença de profissionais de psicologia, para transformar o amparo legal em ação prática.
Abstract: This study sought to understand the perceptions of pedagogical supervisors regarding the mental health of students in state schools in the municipality of Lavras. The research is characterized as qualitative, exploratory-descriptive in nature, and used semi-structured interviews with seven professionals working in Elementary School II. The results revealed a complex scenario of high severity, marked by the prevalence of disorders such as anxiety and depression, in addition to risk factors such as family breakdown and excessive use of technology. A paradox was observed in professional practice although the teaching staff is the main agent of support, generating positive affective bonds, the study points to a deficit in the continuous training of professionals and, mainly, a failure in the implementation of public policies at the local level, such as Law No. 13.9352019 and Law No. 14.8192024. It is concluded that the mental health support system in Lavras schools is sustained by individual dedication and is precarious, which reinforces the urgency in implementing specialized and permanent technical support, notably the presence of psychology professionals, to transform legal protection into practical action.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G026 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria Clara de Souza Pepe Luz e Universidade Federal de Lavras
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