SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública (Distância)

Título: ANÁLISE SOBRE A EFICÁCIA DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA

Autoria de: Meire Sergina Candido Silva

Orientação de: Isabela Neves Silveira

Presidente da banca: Isabela Neves Silveira

Primeiro membro da banca: Lisiane da Silva Dias

Palavras-chaves: Políticas Públicas Habitacionais, Programas para aquisição de Moradia, Programa Minha Casa Minha Vida, Políticas Públicas, Moradia Brasil

Data da defesa: 27/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 08/06/2021

Data da publicação: 08/06/2021

Referência: Silva, M. S. C. ANÁLISE SOBRE A EFICÁCIA DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Ao analisar o contexto histórico sobre as políticas habitacionais no Brasil, percebeu-se que foi se desenvolvendo de forma tímida, buscando alternativas de amenizar um dos grandes problemas sociais a falta de moradia. Esse problema retratou-se através do surgimento desordenado de favelas, fator este que contribuiu para o aumentando do contingente de pobreza, haja vista que, havia problemas econômicos e sociais que impediam boa parte de pessoas assalariadas em conquista a moradia própria. E mesmo com várias tentativas com programas e projetos esta questão social continuou incomodando os diversos governos que assumiram e contribuíram para o Brasil, o principal motivo se dava por ter uma política habitacional inconsistente. Somente em 1988 com a criação da nova Constituição Federal foram observadas mudanças significativas, pois a mesma visa a descentralização das políticas habitacionais, passando ao estado e aos municípios a responsabilidade de criar, fiscalizar e implantar projetos que ao menos amenizem a carência de moradias. A partir de 2003 iniciou um processo de políticas habitacionais de impacto federal, inicia-se o programa Minha Casa Minha Vida, que buscou ofertar de forma facilitada e com subsídio do governo federal para que todos possam ter a oportunidade de conquistar sua moradia. Como objetivo de trabalho, tem-se a análise sobre as políticas públicas habitacionais e as contribuições que estas tem ofertado para a redução da falta de moradia. Observa-se que o referido programa trouxe benefícios e que amenizou os indicadores de moradias que eram negativos, entretanto há a falta de investimentos em secretarias municipais, as quais poderiam encurtar todo o processo burocrático da aquisição da casa própria, entretanto em 2019 e 2020 o mesmo passou por uma restruturação, porém, ainda mantem o objetivo que é de resolver o problema da falta de moradia.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica_distancia/20202201711614

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47734

Curso: GD002 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Meire Sergina Candido Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo