SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública (Distância)

Título: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO PÚBLICO ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE ANDRADAS, MG.

Título alternativo: ENTREPRENEURIAL EDUCATION IN PUBLIC EDUCATION CASE STUDY IN A RURAL SCHOOL IN THE CITY OF ANDRADAS, MG.

Autoria de: Claudinei Donizeti Frizo Junior

Orientação de: Viviane Santos Pereira

Presidente da banca: Viviane Santos Pereira

Primeiro membro da banca: Luís Fernando Silva Andrade

Segundo membro da banca: Gabriela Francine de Oliveira Silva

Palavras-chaves: Empreendedorismo, Ensino Fundamental, Administração Pública, Escola, Escola Rural.

Data da defesa: 25/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 15/06/2021

Data da publicação: 15/06/2021

Referência: Junior, C. D. F. EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO PÚBLICO ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE ANDRADAS, MG.. 2021. 87 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente estudo objetiva analisar a importância da inserção de uma educação empreendedora já no Ensino Fundamental. Onde, a partir do estudo de um projeto desenvolvido por uma escola rural no município de Andradas-MG, o autor visa demonstrar como esta prática pode trazer benefícios não só para a instituição em si, mas para toda a comunidade local. Para tanto, utiliza-se referenciais teóricos de autores com destaque quanto ao tema empreendedorismo, demonstrando a importância de desenvolvê-lo nas instituições de ensino, tendo também em vista sua colaboração para a economia nos dias atuais. A metodologia da pesquisa, pautada como descritiva, fundamenta-se em um estudo de caso sobre a implementação do projeto ????DESPA ???? Daura Empreendendo Sonhos e Planejando Ações????. Fez-se uso de uma abordagem quali-quantitativa para a coleta dos dados, com a utilização de um método quantitativo, no caso, um questionário estruturado tipo Survey (APÊNDICE A) além de um método qualitativo, representado por uma pesquisa semiestruturada, com seu roteiro elaborado pelo autor. A análise dos resultados deu-se, no caso dos dados quantitativos, a partir do cálculo das médias dos níveis de concordância da escala de Likert, que variaram de 1 a 5 (um a cinco) já a análise dos dados qualitativos, ocorreu a partir das etapas iniciais do método de análise de conteúdo. A partir destas avaliações foi possível atender aos objetivos específicos do estudo, analisando a elaboração e desenvolvimento do projeto, descrevendo as atividades realizadas e identificando os pontos positivos e as principais dificuldades encontradas nestes processos, além de evidenciar os principais benefícios proporcionados à Administração Pública. Ao final, conclui-se que a escola foi capaz de aprimorar nos alunos sua percepção crítica sobre uma realidade tanto econômica quanto social, despertando novas ideias e valores através de uma aprendizagem dinâmica verificou-se também uma mobilização de todo o meio onde à instituição está engajada, instituindo novas perspectivas, valores e formas de conhecimento, desenvolvendo as competências empreendedoras nos alunos e estimulando a população local.

Abstract: This study aims to analyze the importance of the insertion of an entrepreneurial education already in elementary school. Where, from the study of a project developed by a rural school in the municipality of Andradas-MG, the author aims to demonstrate how this practice can bring benefits not only to the institution itself, but to the entire local community. For this, theoretical references of authors with emphasis on the theme entrepreneurship are used, demonstrating the importance of developing it in educational institutions, also in view of their collaboration for the economy today. The research methodology, based on descriptive, is based on a case study on the implementation of the project DESPA ???? Daura Empregiving Dreams and Planning Actions. A quali-quantitative approach was used for data collection, using a quantitative method, in this case, a structured Survey questionnaire (APPENDIX A) in addition to a qualitative method, represented by a semi-structured research, with its script elaborated by the author. The analysis of the results was, in the case of quantitative data, from the calculation of the averages of the agreement levels of the Likert scale, which ranged from 1 to 5 (one to five) the analysis of qualitative data occurred from the initial stages of the content analysis method. From these evaluations it was possible to meet the specific objectives of the study, analyzing the elaboration and development of the project, describing the activities performed and identifying the positive points and the main difficulties encountered in these processes, besides showing the main benefits provided to the Public Administration. In the end, it is concluded that the school was able to improve in the students their critical perception of a reality both economic and social, awakening new ideas and values through dynamic learning there was also a mobilization of the whole environment where the institution is engaged, establishing new perspectives, values and forms of knowledge, developing entrepreneurial skills in students and stimulating the local population.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica_distancia/20202201711650

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47746

Curso: GD002 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Claudinei Donizeti Frizo Junior e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo