SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública (Distância)

Título: O impacto do Ressarcimento ao SUS no Financiamento da Saúde Pública

Autoria de: Pollyana Maria Silva Alves Miranda

Orientação de: Luiz Eurico Junqueira Coli

Presidente da banca: Luiz Eurico Junqueira Coli

Primeiro membro da banca: Janderson Martins Vaz

Palavras-chaves: Saúde pública, Saúde Suplementar, Ressarcimento ao SUS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Financiamento da Saúde Suplementar

Data da defesa: 28/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 21/06/2021

Data da publicação: 21/06/2021

Referência: Miranda, P. M. S. A. O impacto do Ressarcimento ao SUS no Financiamento da Saúde Pública. 2021. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise da saúde pública no Brasil, especificamente a história da construção do Sistema Único de Saúde (SUS), as principais mudanças com a criação do sistema e a evolução significativa no que tange à assistência à saúde pública no Brasil. Diante desse contexto o foco é analisar os principais problemas enfrentados no sistema da saúde em específico os impactos econômico-financeiros do ressarcimento ao (SUS) no financiamento da saúde pública do Brasil. Para o desenvolvimento da presente pesquisa serão consideradas as informações das Operadoras de Planos de Saúde publicadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), através das quais é possível identificar os montantes de ressarcimento ao (SUS) que são recolhidos pelas operadoras, publicações do Governo Federal sobre investimentos na saúde pública, legislação brasileira e artigos científicos relacionados ao tema. Os objetivos se configuram em averiguar os impactos econômico-financeiros do ressarcimento ao (SUS) no financiamento da saúde pública do Brasil analisar o impacto econômico-financeiro do ressarcimento ao SUS oriundo das operadoras de planos de saúde no financiamento da saúde pública no Brasil e as implicações destas cobranças para a Saúde Suplementar. Avaliar de forma geral o formato da prestação de serviços da saúde pública no Brasil verificar os parâmetros normativos do Sistema de Saúde Suplementar no Brasil discorrer sobre a metodologia de cobrança do ressarcimento ao (SUS) de forma a contribuir para as pesquisas e provocar uma reflexão sobre o grau de dependência das receitas geradas pela atuação da Saúde Suplementar. A metodologia a ser utilizada é de abordagem qualitativa e para os procedimentos metodológicos utiliza-se de pesquisa bibliográfica e análise documental. Quanto a sua natureza classifica-se como pesquisa aplicada a qual busca resultados referentes às políticas de ressarcimento.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica_distancia/20202201711668

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47869

Curso: GD002 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pollyana Maria Silva Alves Miranda e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo