SIP – Sistema Integrado de Processos
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Título: A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES ???? SEI EM UMA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS.

Autoria de: Aline Rodrigues Totti

Orientação de: José Edemir da Silva Anjo

Presidente da banca: José Edemir da Silva Anjo

Primeiro membro da banca: Priscilla Oliveira Nascimento

Segundo membro da banca: Érica Suélen do Nascimento

Palavras-chaves: Sistema Eletrônico de Informações ???? SEI, Processo Administrativo Eletrônico, Tramitação Digital, Administração Pública, Implantação de Sistemas

Data da defesa: 28/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 09/06/2021

Data da publicação: 09/06/2021

Referência: Totti, A. R. A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES ???? SEI EM UMA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS.. 2021. 89 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Após a reforma gerencial, os princípios da celeridade, economicidade, transparência e boas práticas de gestão foram exaltados. Os Sistemas de Informação, especialmente os de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, permitem à Administração Pública implementar medidas que tragam melhorias no fluxo processual e de acesso à informação. Este estudo de caso analisa os impactos da implantação do Sistema Eletrônico de Informações-SEI, em uma Superintendência Regional de Ensino, de Minas Gerais. Por meio da abordagem qualitativa, a coleta de dados ocorreu com entrevistas semiestruturadas por videoconferência e entrevistas estruturadas por formulários. A análise de conteúdo foi aplicada confrontando a percepção dos servidores a respeito do SEI com os objetivos enunciados pelas normas a ele relacionadas e com resultados de outros trabalhos da área. Verificou-se que a implantação do sistema não foi de todo tranquila exigindo dos servidores grande adaptação. A celeridade é o ganho mais percebido pelos servidores, tendo reduzido drasticamente o tempo de tramitação devido à tramitação digital. A economicidade é outro fator positivo apontado pelos entrevistados, com grande redução no consumo de insumos relacionados ao papel, correios e malotes. Novas práticas de gestão surgiram com os processos eletrônicos e o acesso remoto aos documentos. A transparência conferida pelo SEI é um fator que requer melhorias para que o usuário externo possa exercer a cidadania ativa e o controle social. De modo geral, os ganhos com a implantação do SEI superam as dificuldades encontradas. Recomenda-se novos estudos, quando todos os setores da SRE e as escolas estaduais estiverem integrados ao sistema.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica_distancia/20202201711675

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47778

Curso: GD002 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Aline Rodrigues Totti e Universidade Federal de Lavras

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