SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública (Distância)

Título: ANÁLISE DE REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL Estudo de Caso de um Instituto de Previdência Municipal de Minas Gerais

Autoria de: Rosangela Sousa Toledo Abreu

Orientação de: José Edemir da Silva Anjo

Presidente da banca: José Edemir da Silva Anjo

Primeiro membro da banca: Erica Suélen do Nascimento

Segundo membro da banca: Priscilla Oliveira Nascimento

Palavras-chaves: RPPS, Previdencia, INSS, Criação, Vantajosa

Data da defesa: 28/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 16/06/2021

Data da publicação: 16/06/2021

Referência: Abreu, R. S. T. ANÁLISE DE REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL Estudo de Caso de um Instituto de Previdência Municipal de Minas Gerais. 2021. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A previdência social é um assunto muito falado nos últimos anos, pois o nosso país passa por várias reformas, este trabalho busca estudar e entender como funciona uma Regime Próprio de Previdência, partindo de uma avaliação dos pensamentos dos atores relacionados aos RPPS. Apesar da Constituição de 1988 já determinar os tipos de regimes previdenciários, dos 5.598 municípios no Brasil, apenas pouco mais de 2 mil possuem RPPS. O objetivo deste estudo, é analisar de uma forma geral o funcionamento destes RPPS, mas em particular de um município localizado no Sul de Minas Gerais. Para tanto, o estudo foi conduzido pelo aporte teórico sobre a criação da seguridade social, como se deu início e suas alterações até os dias hoje, a criação do RPPS, através de estudos para evidenciar sua necessidade no município, meios de arrecadação para arcar com as despesas. Também os estudos dos investimentos das receitas recebidas, como a política de investimentos para nortear a gestão a longo prazo. Opção pela segregação de massas, o qual ocorre separação de massas como plano financeiro e previdenciário, o cálculo atuarial para análise do equilíbrio e a equivalência das despesas e desembolsos futuros através de dados estatísticos, e a taxa de administração, calculo efetuado para estabelecer limites de gastos com despesas correntes e de investimentos para o RPPS. Foram realizadas análises com intuito de evidenciar seus desafios para fazer uma boa gestão dos recursos. Utilizou-se para realização dos estudos uma pesquisa exploratória e documental e com uma abordagem qualitativa, considerando as pesquisas realizadas e resultados obtidos, pode-se observar que a criação do RPPS em analise foi muito vantajosa para seus servidores pois podem ter melhores condições no momento da aposentadoria e manutenção dos benefícios, porem por outro lado, uma avaliação mais antecipada poderia evitar um resultado deficitário a longo prazo, porque com o passar dos anos a tendencia é que os servidores efetivos do grupo financeiro vão se aposentado e com isto as contribuições previdenciárias vão diminuindo tendo o munícipio arcar com toda a folha deste grupo. Mas de maneira geral é muito importante a existência de um RPPS.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica_distancia/20202201711677

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47777

Curso: GD002 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rosangela Sousa Toledo Abreu e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo