SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública (Distância)

Título: OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR Á LUZ DA AÇÃO COMUNICATIVA

Título alternativo: THE CHALLENGES OF COMMUNICATION IN THE SCHOOL ENVIRONMENT IN THE LIGHT OF COMMUNICATIVE ACTION

Autoria de: Cinira de Fátima Martins

Orientação de: Jose Roberto Pereira

Presidente da banca: José Roberto Pereira

Primeiro membro da banca: Ana Eliza Ferreira Alvim da Silva

Palavras-chaves: Comunicação, Ambiente de Trabalho, Processo Dialógico, Liderança, equipe

Data da defesa: 10/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 24/06/2021

Data da publicação: 24/06/2021

Referência: Martins, C. d. F. OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR Á LUZ DA AÇÃO COMUNICATIVA. 2021. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: É notória a importância da comunicação no ambiente de trabalho. Nesse sentido, considera-se que o diálogo propicia a união da equipe, a troca de experiências e o crescimento profissional. A falta de comunicação dialógica resulta em conflitos e insatisfação, podendo afetar o vínculo dos integrantes da equipe, formando subgrupos. O objetivo da presente pesquisa é analisar o processo de comunicação, identificar e analisar os problemas ocorridos com relação a comunicação dos integrantes da equipe e apresentar possibilidades para melhorar a relação interpessoal entre os servidores daquela instituição. No percurso metodológico do nosso trabalho, a fim de conhecermos as principais contribuições teóricas sobre comunicação, optamos no primeiro momento pela pesquisa bibliográfica e aprofundamento teórico sobre o tema. Optamos pela abordagem descritiva, neste caso, trata-se de uma experiência localizada no ambiente escolar. No segundo momento o procedimento metodológico utilizado para a obtenção dos dados foi a

Abstract: The importance of communication in the workplace is notorious. In this sense, it is considered that dialogue fosters the union of the team, the exchange of experiences and professional growth. The lack of dialogic communication results in conflicts and dissatisfaction, which can affect the bond of team members, forming subgroups. The objective of this research is to analyze the communication process, identify and analyze the problems that occurred in relation to the communication of team members and present possibilities to improve the interpersonal relationship between the employees of that institution. In the methodological path of our work, in order to know the main theoretical contributions on communication, we initially opted for bibliographical research and theoretical deepening on the subject. We chose the descriptive approach, in this case, it is an experience located in the school environment. In the second moment, the methodological procedure used to obtain the data was the participant observation

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica_distancia/20202201712176

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47739

Curso: GD002 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Cinira de Fátima Martins e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo