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Título: A MOBILIDADE COMO SERVIÇO (MaaS) - UM MECANISMO NA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA NO BRASIL

Título alternativo: MOBILITY AS A SERVICE (MaaS) - A MECHANISM IN THE NATIONAL POLITICS OF URBAN MOBILITY IN BRAZIL

Autoria de: Débora Gouvêa Miranda

Orientação de: Luis Fernando Silva Andrade

Coorientação de: Álvaro Leonel de Oliveira Castro

Presidente da banca: Luís Fernando Silva Andrade

Primeiro membro da banca: Álvaro Leonel de Oliveira Castro

Palavras-chaves: Mobilidade como Serviço, MaaS, Política Nacional de Mobilidade Urbana, PNMU, Mobilidade Urbana

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 16/06/2021

Data da publicação: 16/06/2021

Referência: Miranda, D. G. A MOBILIDADE COMO SERVIÇO (MaaS) - UM MECANISMO NA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA NO BRASIL. 2021. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A falta de investimentos em transporte e em infraestrutura no Brasil, assim como, o aumento relevante da motorização individual transformaram a mobilidade urbana brasileira em um sistema de mobilidade ineficiente e repleto de externalidades negativas, tais como, extensos congestionamentos, altos índices de poluição, entre outras. Dessa forma, se tornou evidente a necessidade de se repensar o modelo de mobilidade. Como alternativa à essas adversidades, apresentou-se a Mobilidade como um Serviço (Mobility as a Service - MaaS), que tem como premissa uma mobilidade inteligente baseada na integração de serviços com diferentes modais, aliada com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). Dessarte, por meios de dados secundários, foram realizadas revisões de literatura científica concernentes às temáticas do MaaS e da PNMU. Por fim, buscou-se estabelecer uma relação entre esta nova forma de mobilidade com a Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.58712), no que se refere aos princípios, diretrizes e objetivos (artigos 5º, 6º e 7º), de modo a destacar possíveis compatibilidades que possam vir a auxiliar o alcance das metas do planejamento sobre mobilidade urbana no Brasil.

Abstract: The lack of investments in transport and infrastructure in Brazil, as well as the relevant increase in individual motorization, has transformed Brazilian urban mobility into an inefficient mobility system, full of negative externalities, such as extensive traffic jams, high levels of pollution, among others. Thus, the need to rethink the mobility model became evident. As an alternative to these adversities, Mobility as a Service (Mobility as a Service - MaaS) was presented, which has as its premise an intelligent mobility based on the integration of services with different modes, allied with the National Politics of Urban Mobility (PNMU). Thus, by means of secondary data, scientific literature reviews were carried out concerning the thematics of MaaS and PNMU. Finally, we establish a relationship between this new form of mobility with the Urban Mobility Law (Law 1258712), regarding the principles, guidelines and objectives (Articles 5, 6 and 7), in order to highlight possible compatibilities that may help achieve the goals of urban mobility planning in Brazil.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica_distancia/20202201712191

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47767

Curso: GD002 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Débora Gouvêa Miranda e Universidade Federal de Lavras

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