SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública (Distância)

Título: SEGURANÇA PÚBLICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS UM OLHAR PARA A ESCOLA RAUL BRASIL

Autoria de: Erica de Fátima do Couto

Orientação de: Larissa Carla Siqueira

Coorientação de: N A

Presidente da banca: Larissa Carla Siqueira

Primeiro membro da banca: Luiz Kennedy Cruz Machado

Palavras-chaves: Educação, Segurança Pública, Bullying, Políticas Públicas, Violência.

Data da defesa: 25/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 12/06/2021

Data da publicação: 12/06/2021

Referência: Couto, E. d. F. d. SEGURANÇA PÚBLICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS UM OLHAR PARA A ESCOLA RAUL BRASIL . 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Os atos de violência no ambiente escolar tornam-se preocupantes, uma vez que este ambiente deveria ser um local de construção do conhecimento.Os altos índices de violência nas escolas públicas brasileiras estão associados a negligência de políticas públicas educacionais. Diante destes índices objetiva-se no presente estudo a realização de uma análise que aborde as ações das políticas públicas educacionais diante dos constantes atos de violência vivenciados nas escolas brasileiras com o enfoque na Escola Raul Brasil.Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, a partir do método dedutivo adotando-se de uma abordagem mista (qualitativaquantitativa).Para atingir os objetivos propostos no trabalho, a busca por resultados foi realizada nas seguintes fontes site do Ministério da Educação, página social da escola, sites jornalísticos e procura ativa em base de dados como Scielo e Google Acadêmico.Em análise ao site do Mistério da Educação, foi encontrado apenas algumas colocações diante do bullying. A escola e toda sua comunidade sofreram grandes impactos diante do massacre ocorrido em 13 maio de 2019, o que demandou não mais políticas públicas preventivas, mas sim de ações que minimizassem os impactos de violência ocasionados a toda comunidade. Entretanto, as bases oficiais não notificam o assunto. Foi possível encontrar respostas apenas em redes sociais da escola e por meio de fontes jornalísticas. A presente pesquisa apresentou fator limitante devido a falta de dados governamentais e devido a pesquisas acadêmicas sobre a temática, dessa forma, espera-se que a presente pesquisa propicie novos estudos e ações de políticas públicas que reduzam os atos de violência nas escolas brasileiras.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica_distancia/20202201712266

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47773

Curso: GD002 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Erica de Fátima do Couto e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo