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Título: ESTRATÉGIAS DE GESTÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Título alternativo: MANAGEMENT STRATEGIES IN POSTGRADUATE PROGRAMS INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW

Autoria de: Daniela Aparecida de Andrade

Orientação de: Raphael de Morais

Presidente da banca: Prof. Me. Raphael de Morais

Primeiro membro da banca: Prof. Me. Juliano Silva Cougo

Palavras-chaves: Gestão de IES, Professor Gestor, Estratégias e Gestão, Gestão na Pós-Graduação, Gestão Acadêmica

Data da defesa: 24/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 08/12/2021

Data da publicação: 08/12/2021

Referência: Andrade, D. A. d. ESTRATÉGIAS DE GESTÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O ensino superior no Brasil tem crescido nos últimos anos devido à oferta de educação a distância e outras políticas públicas voltadas a educação, que estimularam as pessoas a procurarem um curso superior ou mesmo investir em alguma especialização, considerando a dinâmica do mercado global. A Instituições de Ensino Superior (IES) tem sido gerenciadas por professores que atuam no papel de gestor, porém, observou-se que há falta de uma formação gerencial e específica para esta área. Os professores gestores tem desempenhado suas funções que em muitos casos são acumuladas, exercendo o papel de docente, gestor e pesquisador apresentando resultados, porém, concordam que a oferta de políticas públicas institucionais voltadas à formação gerencial será algo relevante para o trabalho. O objetivo da presente pesquisa é de analisar por meio de revisão integrativa de literatura as estratégias de gestão utilizadas pelos cursos de pós-graduação e verificar o perfil dos professores gestores. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa sobre o uso de estratégias de gestão em IES para curos de pós-graduação ao qual verificou-se que há um perfil para os professores gestores e sobre a questão gerencial nas referidas insitutições.

Abstract: Higher education in Brazil has grown in recent years due to the offer of distance education and other public policies aimed at education that have encouraged people to seek higher education or even invest in some specialization, considering the dynamics of the global market. Higher Education Institutions (HEIs) have been managed by professors who act in the role of manager, however, it was observed that there is a lack of managerial and specific training for this area. The managing professors have performed their functions, which in many cases are accumulated, exercising the role of professor, manager and researcher, presenting results, however, they agree that the offer of institutional public policies aimed at managerial training will be something relevant to the work. The objective of this research is to analyze through an integrative review the management strategies used by graduate courses and to verify the profile of managing professors. This is an integrative review research on the use of management strategies in HEIs for postgraduate courses, which found that there is a profile for managing professors and on the management issue in these institutions.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica_distancia/20211201711701

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54333

Curso: GD002 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Daniela Aparecida de Andrade e Universidade Federal de Lavras

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