SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração Pública (Distância)

Título: A PERCEPÇÃO DO ELEITORADO MUNICIPAL SOBRE AS FUNÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ, SOB A ÓTICA DOS VEREADORES ELEITOS EM 2020

Autoria de: Erasmo Fernando do Couto

Orientação de: Nilmar Diogo dos Reis

Presidente da banca: Nilmar Diogo dos Reis

Primeiro membro da banca: Lauri Luís Rauber

Palavras-chaves: vereador, legislativo, município, câmara itajubá, eleitor

Data da defesa: 27/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 04/12/2021

Data da publicação: 04/12/2021

Referência: Couto, E. F. d. A PERCEPÇÃO DO ELEITORADO MUNICIPAL SOBRE AS FUNÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITAJUBÁ, SOB A ÓTICA DOS VEREADORES ELEITOS EM 2020. 2021. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho presta-se a mostrar que o eleitor se envolve mais com a política do executivo, os munícipes não se lembram do vereador, poder político mais próximo. No município se veem as consequências de ações políticas. O desconhecimento das funções do legislativo municipal torna a situação preocupante. Esse trabalho objetiva apresentar caminhos para iniciar o cidadão no funcionamento do legislativo municipal, aproximando os vereadores da população pela educação política, trazendo-a à participação política municipal. Urge dar-se importância à educação para a democracia, preocupa o baixo índice de letramento político, não há interesse em envolver-se na política do poder legislativo que fiscaliza o executivo na utilização dos recursos. Nos pequenos municípios, não se compreende o poder das câmaras municipais. Somente a educação para a política será capaz de trazer o munícipe para o campo político, cabe ao vereador ser um facilitador desse processo. Levou-se a cabo uma pesquisa qualitativa, no município de Itajubá ?? MG, questionou-se dos vereadores eleitos em 2020 sobre sua percepção a respeito do conhecimento que os munícipes detêm, sobre a Câmara Municipal. Ficou evidente que há um longo caminho a ser percorrido, a confusão com as funções do executivo é latente e parte até mesmo dos vereadores, destes nem todos conhecem ações de educação política em curso, apesar de relatarem que a população desconhece as funções. Conclui-se que a câmara municipal de Itajubá deve assumir protagonismo na educação política e apontamos a necessidade de pesquisas que meçam essas ações no futuro.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
administracao_publica_distancia/20211201711715

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53724

Curso: GD002 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Erasmo Fernando do Couto e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo