SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: EFEITO DO INIBIDOR DA SÍNTESE DE ETILENO MATHURYTM EM CAFÉ ARÁBICA (Coffea arabica) NO DESENVOLVIMENTO DA BROCA-DO-CAFÉ (Hypothenemus hampei)

Título alternativo: EFFECT OF INHIBITOR OF ETHYLENE SYNTHESIS IN COFFEE ARABIC (Coffea arabica) IN THE DEVELOPMENT OF THE COFFEE FRUIT BORER (Hypothenemus hampei)

Autoria de: Danyanne Mariano Dias

Orientação de: Bruno Henrique Sardinha de Souza

Coorientação de: Daniel de Carvalho Melo Costa

Presidente da banca: Prof. Dr. Bruno Henrique Sardinha de Souza

Primeiro membro da banca: Ms. Ademilson de Oliveira Alecrim

Segundo membro da banca: Ms. Kulian Basil Santa Cecília Marques

Palavras-chaves: indução de resistência, regulador de crescimento, interação planta-inseto, MIP, Broca do café

Data da defesa: 31/05/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 26/06/2019

Data da publicação: 26/06/2019

Referência: Dias, D. M. EFEITO DO INIBIDOR DA SÍNTESE DE ETILENO MATHURYTM EM CAFÉ ARÁBICA (Coffea arabica) NO DESENVOLVIMENTO DA BROCA-DO-CAFÉ (Hypothenemus hampei). 2019. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O café é uma das principais commodities agrícolas do mundo, sendo o Brasil o maior produtor e exportador. Em 2018, o país apresentou safra recorde. Um dos principais desafios na cafeicultura é o controle do ataque de insetos-pragas. Entre eles, a broca-do-café (Hypothenemus hampei) é a espécie de maior importância entre os países cafeicultores do mundo, causando danos diretamente ao grão, com significativas perdas econômicas quantitativas e qualitativas, além do aumento do custo para seu controle. Em buscas de alternativas para o manejo integrado da praga, objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da aplicação do produto inibidor da síntese de etileno (inibidor de maturação) MathuryTM em café arábica no desenvolvimento da broca-do-café em função da época de aplicação e dose do produto. Para o experimento foram utilizadas plantas de café (Coffea arabica) da cultivar Catuaí 144, com aproximadamente 2 anos de idade, divididas em 5 tratamentos e 3 repetições em delineamento em blocos casualizados, localizadas no setor de cafeicultura da Universidade Federal de Lavras, em Lavras, MG. Nas parcelas experimentais foram aplicados os seguintes tratamentos em função da época de aplicação e dose do produto T1) testemunha (água) T2) Época 1 Dose 1 (E1D1) T3) Época 1 Dose 2 (E1D2) T4) Época 2 Dose 1 (E2D1) e T5) Época 2 Dose 2 (E2D2). As aplicações foram realizadas 80 e 110 dias após a grande florada do cafeeiro, aplicando a menor e a maior dose recomendada pelo fabricante (2 e 15 L ha-1). Aos 30 dias após a última aplicação, após a segunda época de aplicação, frutos sadios e sem perfurações foram coletados dos terços superior, médio e inferior das plantas em campo, e em laboratório sob condições controladas e avaliou-se o desenvolvimento da broca-do-café nos frutos submetidos aos diferentes tratamentos. Os bioensaios foram conduzidos em placas de Petri, com três frutos e três fêmeas do inseto por placa. Após 20-30 dias da liberação dos insetos, foram avaliados a porcentagem de frutos perfurados, porcentagem de mortalidade dos adultos e número de perfurações por fruto. Em seguida, os frutos foram abertos para contagem de ovos, larvas e adultos, quando presentes, bem como para avaliação do peso de adultos. Com isso, concluiu-se que até 72 dias após aplicação de MathuryTM, os frutos podem mostrar-se desfavoráveis à sobrevivência de adultos e desenvolvimento das larvas da broca-do-café.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
agronomia/20191201410175

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43718

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Danyanne Mariano Dias e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo