SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: DIFUSIVIDADE E CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA NÃO SATURADA PARA DIFERENTES TIPOS DE SOLOS

Autoria de: Gabriel Felipe Lima Resende

Orientação de: Adriano Valentim Diotto

Presidente da banca: Adriano Valentim Diotto

Primeiro membro da banca: Fábio Ponciano de Deus

Segundo membro da banca: Lis Tavares Ordones Lemos

Palavras-chaves: Avanço da umidade, infiltração horizontal, física do solo, difusividade, condutividade hidráulica não saturada.

Data da defesa: 21/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 03/12/2019

Data da publicação: 03/12/2019

Referência: Resende, G. F. L. DIFUSIVIDADE E CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA NÃO SATURADA PARA DIFERENTES TIPOS DE SOLOS. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A determinação de características físico-hídricas dos solos é de extrema importância para se fazer um uso correto e sustentável da irrigação e drenagem. Teve como objetivo estudar quatro diferentes tipos de solos que são comumente encontrados na região sul de Minas Gerais para determinar sua difusividade e condutividade hidráulica não saturada, sendo eles classificados como franco siltoso, franco arenoso, franco argiloso e muito argiloso. Os solos são encontrados em sua maioria, no estado de não saturação, o que mostra a importância de se realizar pesquisas para conhecê-los melhor nessas condições. Este trabalho foi realizado no laboratório de física do solo, no Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Universidade Federal de Lavras. Foi determinada a condutividade hidráulica não saturada e a difusividade para cada um dos solos, utilizando uma coluna horizontal de acrílico, onde era possível visualizar o avanço da frente de molhamento e então foi possível determinar o perfil de umidade em relação ao tempo de avanço. Foi testado também o ajuste de uma equação dos dados de umidade volumétrica versus a variável de Boltzmann. Os resultados mostraram que a equação testada se adequou bem para os quatro tipos de solos avaliados, seguindo a ordem de melhor adequação franco arenoso franco siltoso franco argiloso muito argiloso. O solo que obteve maior valor de difusividade hidráulica foi o franco arenoso e os menores valores foram o franco argiloso e franco siltoso. Para a condutividade hidráulica não saturada, o maior valor foi o solo muito argiloso, enquanto os menores valores foram os solos franco siltoso e franco argiloso. Já para o tempo de avanço, o solo franco argiloso foi o maior e o franco arenoso o menor tempo para percorrer toda a coluna. A umidade inicial nas classes de solos era a mesma na realização de todos os ensaios.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
agronomia/20192201310489

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44276

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriel Felipe Lima Resende e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo