SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: EFICIÊNCIA DE PÓS INERTES À BASE DE TERRA DIATOMÁCEA, PÓ DE BASALTO E ÁCIDO MONOSSILÍCICO NO CONTROLE DE Sitophilus zeamais (COLEOPTERA CURCULIONIDAE) EM GRÃOS DE MILHO ARMAZENADO

Autoria de: Ivan Oliveira de Souza

Orientação de: Bruno Henrique Sardinha de Souza

Presidente da banca: Bruno Henrique Sardinha de Souza

Primeiro membro da banca: Daniel de Carvalho Melo Costa

Segundo membro da banca: Patrícia Pereira

Terceiro membro da banca: Andreísa Fabri Lima

Quarto membro da banca: Camila da Silva Fernandes Souza

Palavras-chaves: gorgulho-do-milho, pragas de grãos armazenados, Zea mays, pós inertes, silício

Data da defesa: 21/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 03/12/2019

Data da publicação: 03/12/2019

Referência: Souza, I. O. d. EFICIÊNCIA DE PÓS INERTES À BASE DE TERRA DIATOMÁCEA, PÓ DE BASALTO E ÁCIDO MONOSSILÍCICO NO CONTROLE DE Sitophilus zeamais (COLEOPTERA CURCULIONIDAE) EM GRÃOS DE MILHO ARMAZENADO. 2019. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: As pragas de armazenamento causam grandes prejuízos aos produtos agrícolas, danos quantitativos e qualitativos. Grãos e sementes de milho (Zea mays) armazenado podem sofrer perdas diretas e indiretas devido ao ataque de insetos-praga. O gorgulho-do-milho Sitophilus zeamais (Coleoptera Curculionidae) é considerado uma das principais pragas de milho armazenado. Ainda há poucas alternativas de controle ao método químico, que é utilizado em fumigação ou pulverização. Um dos únicos produtos registrados é a terra diatomácea, que é um pó derivado de carapaças de algas diatomáceas. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da terra diatomácea (TD), pó de basalto (PB) e ácido monossilícico (SI), todos os produtos naturais à base de Si, no controle de S. zeamais em relação ao tempo de exposição em milho armazenado. O experimento foi no Laboratório de Resistência de Plantas e MIP da UFLA, em Lavras, MG. Foram avaliados 10 tratamentos, compostos pelos 3 produtos em 3 concentrações (50, 100 e 150 da dose recomendada para TD), e mais um tratamento testemunha (sem aplicação). As parcelas experimentais foram constituídas por recipientes plásticos transparentes contendo 10 g de grãos de milho e 20 adultos não sexados de S. zeamais, em delineamento inteiramente casualizado e quatro repetições. Os tratamentos a base de SI nas dosagens 100, 150 obteve resultados bem significativos no controle de S. zeamais em relação aos outros produtos e em relação ao tempo. Seguido de SI50 os tratamentos a base de TD foram eficientes em relação aos produtos, mas dentre os tratamentos a base de terra diatomácea somente TD 150 foi eficiente em relação ao tempo de exposição. Os tratamentos a base de pó de basalto não foram eficientes no controle de S. zeamais em relação aos outros produtos e ao tempo de exposição. Foi observado um ganho na mortalidade em decorrência dos dias de exposição dos insetos aos pós inertes. Os melhores tratamentos foram SI100, SI150, SI50 e TD150, todos obtiveram eficiência no controle dos insetos em relação ao tempo.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
agronomia/20192201420300

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44414

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ivan Oliveira de Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo