SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO EFEITO DA TORTA DE MAMONA NO CONTROLE DE ADULTO DO BICUDO-DA-CANA (Sphenophorus levis)

Autoria de: Isabela Cristina Beton

Orientação de: Guilherme Vieira Pimentel

Coorientação de: Rosangela Cristina Marucci

Presidente da banca: Guilherme Vieira Pimentel

Primeiro membro da banca: Rosângela Cristina Marucci

Segundo membro da banca: Rosamara Souza Coelho

Terceiro membro da banca: Jefferson Henrique Santos Silva

Palavras-chaves: Saccharum spp, Ricinus communis, Praga de solo, bicudo da cana, controle.

Data da defesa: 01/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 12/11/2019

Data da publicação: 12/11/2019

Referência: Beton, I. C. METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO EFEITO DA TORTA DE MAMONA NO CONTROLE DE ADULTO DO BICUDO-DA-CANA (Sphenophorus levis). 2019. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: A cana-de-açúcar (Saccharum spp.), assim como outras culturas, é muito susceptível ao ataque de pragas de solos. Sphenophorus levis (Coleoptera Curculionidae), tem apresentado grande importância entre as pragas. Quando há infestações com altas populações na área, podem causar grandes perdas de produtividade e qualidade, diminuindo a eficiência da cultura. O crescimento populacional deste inseto nas áreas de cana nos últimos anos mostra que o controle com uso de inseticidas químicos não está sendo efetivo. Deste modo, há a necessidade de buscar novas alternativas para o controle, produtos com maior eficiência e sustentabilidade para a cultura no Brasil. O objetivo deste trabalho foi avaliar a preferência alimentar e o efeito tóxico da torta de mamona no controle do S. levis. Os experimentos foram realizados no Departamento de Entomologia na Universidade Federal de Lavras, em condições controladas (T?C, UR e fotofase). No primeiro experimento, avaliou-se a preferência alimentar dos adutos do S. levis em colmos de cana-de-açúcar. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com 8 variedades (RB867515, RB92579, RB966928, CTC4, CTC20, CTC9001, CV7870 e IACSP95-5000) e 20 repetições. Foram realizadas avaliações após 3, 6, 12, 24, 48 e 72 horas após a liberação das fêmeas, anotando a preferência de alimentação no tempo. As fêmeas de S. levis preferiram se alimentar da variedade RB92579 dentre as demais variedades. O segundo experimento, testou diferentes concentrações da torta de mamona no controle de S. levis. O experimento foi conduzido em delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 5?5. O primeiro fator foi composto por três concentrações da torta de mamona (20, 80 e 100), mais o tratamento controle (água destilada) e tratamento químico (Fipronil). O segundo fator correspondeu a cinco tempos de avaliação (48, 72, 120, 168 e 216 horas após a aplicação), totalizando 25 tratamentos, contendo quatro repetiçõestratamento e três adultosrepetição. Os dados foram submetidos à análise de regressão do fator tempo para as porcentagens de mortalidade de S. levis. As maiores porcentagens de controle ocorreram no tratamento a base de fipronil e no controle negativo, água destilada. Para os extratos de mamona não houve diferença entre os mesmos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
agronomia/20192201520255

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44475

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Isabela Cristina Beton e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo