SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MARACUJAZEIRO DOCE EM FUNÇÃO DE DIFERENTES DOSES DE FERTILIZANTE DE LIBERAÇÃO LENTA

Autoria de: Victor Fernando Ferreira

Orientação de: Antonio Decarlos Neto

Presidente da banca: Antônio Decarlos Neto

Primeiro membro da banca: Jullyanna Nair de Carvalho

Segundo membro da banca: Alexandre Dias da Silva

Palavras-chaves: Passiflora alata, Osmocote®, Altura de plantas, Maracujá doce, Produção de mudas

Data da defesa: 22/04/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 11/05/2021

Data da publicação: 11/05/2021

Referência: Ferreira, V. F. CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE MARACUJAZEIRO DOCE EM FUNÇÃO DE DIFERENTES DOSES DE FERTILIZANTE DE LIBERAÇÃO LENTA. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Objetivou-se com o presente trabalho avaliar o efeito da aplicação do fertilizante Osmocote® sobre o crescimento inicial de mudas de maracujazeiro-doce (Passiflora alata). O experimento foi conduzido em casa de vegetação, sendo utilizadas sementes de maracujazeiro-doce semeadas em tubetes com volume de 250 ml, utilizando substrato formulado Plantmax®. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com 5 tratamento e 6 repetições. Os tratamentos consistiam em 5 doses (0, 4, 8, 16, 24 gdm³) de Fertilizante Osmocote® FORTH COTE (15-09-12). A resposta aos tratamentos foi avaliada pela altura de plantas (cm) e as avaliações começaram aos 20 dias após a semeadura, sendo feitas a cada sete dias, até os 66 dias após semeadura. Os dados foram submetidos à análise de variância e regressão. Também foram elaboradas curvas de crescimento. Houve diferença significativa entre as dosagens. Por meio da análise de regressão para altura de plantas aos 66 dias após a semeadura, constatou-se que a dosagem de 13,78 gdm³ apresentou a melhor resposta das mudas com altura média de cerca de 24,22 cm. Com as curvas de crescimento, fica evidente as diferenças de resposta para as doses testadas do fertilizante, com destaque para as doses 8 e 16 gdm³. O uso de Osmocote® para produção de mudas de maracujazeiro-doce propicia melhor crescimento e desenvolvimento das plantas. As doses de Osmocote® testadas promovem diferentes respostas das mudas. A dosagem de 13,78 gdm³ de Osmocote® se apresentou como a melhor opção para adubação em mudas de maracujazeiro-doce.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
agronomia/20202201610899

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47040

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Victor Fernando Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo