SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO E ACEITAÇÃO DO CONSUMIDOR DE CAFÉ COM RELAÇÃO A DIFERENTES CORES, TIPOS E FORMATOS DE EMBALAGENS

Autoria de: Mirelli Borges Elisei

Orientação de: Luiz Gonzaga de Castro Junior

Coorientação de: Emanuelle Aparecida da Costa

Presidente da banca: Luiz Gonzaga de Castro Junior

Primeiro membro da banca: Clarissa de Moraes Sousa

Segundo membro da banca: Fernanda de Aguiar Zanola

Palavras-chaves: café, embalagens, comportamento do consumidor, escala hedônica, marketing

Data da defesa: 18/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 02/12/2021

Data da publicação: 02/12/2021

Referência: Elisei, M. B. AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO E ACEITAÇÃO DO CONSUMIDOR DE CAFÉ COM RELAÇÃO A DIFERENTES CORES, TIPOS E FORMATOS DE EMBALAGENS. 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O Brasil é o maior produtor e segundo maior consumidor de café do mundo. Para alguns produtos, o formato e cor das embalagens podem ser tão importantes quanto o produto em si, exercendo um papel tão relevante quanto o do produto. Diante disse, objetivou-se com esse trabalho avaliar a aceitação e a associação realizada pelo consumidor de café a diferentes formatos e cores de embalagens e analisar se esses fatores afetam sua decisão de compra. A análise foi feita por meio de uma análise sensorial afetiva, de forma totalmente online avaliando aparência, cor, impressão global e intenção de compra. Para análise foram criadas oito embalagens diferentes para cafés saco de papel na cor kraft, saco de papel na cor preta, lata na cor kraft, lata na cor preta, caixa na cor kraft, caixa na cor preta, garrafa de vidro transparente e garrafa de vidro âmbar. Foi possível observar que a aceitação dos consumidores de café em relação à aparência, cor e impressão global das embalagens avaliadas variam entre 4,82 e 7,43, mostrando uma aceitação mediana aos diferentes tipos de embalagens, apresentando escores médios variando entre os termos hedônicos desgostei ligeiramente a gostei moderadamente. Desta forma, foi possível notar uma maior aceitação dos consumidores pelas embalagens Saco de Papel Preto, Lata Preta e Garrafa de Vidro Transparente que apresentaram uma maior média em todos os parâmetros avaliados, destacando-se o Saco de Papel Preto, por ter apresentado a maior intenção de compra entre os pesquisados.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
agronomia/20211201711785

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54237

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mirelli Borges Elisei e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo