SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE TRIGO EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ÉPOCAS DE SEMEADURA E POPULAÇÃO DE PLANTAS

Autoria de: Adilson Junior Soares Alves

Orientação de: Jose Maria Villela Padua

Presidente da banca: José Maria Villela Pádua

Primeiro membro da banca: Felipe Schwerz

Segundo membro da banca: Fabio Aurélio Dias Martins

Palavras-chaves: Trigo, cultivares, produtividade, épocas, densidade.

Data da defesa: 03/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 21/03/2023

Data da publicação: 21/03/2023

Referência: Alves, A. J. S. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE TRIGO EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ÉPOCAS DE SEMEADURA E POPULAÇÃO DE PLANTAS. 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A cultura do trigo tem grande destaque entre os cereais de inverno dentro do agronegócio mundial onde é colocado como a segunda maior cultura de grãos em produção. O Brasil teve, aproximadamente, uma safra estimada em 9,5 milhões de toneladas no ano de 2022, segundo a Embrapa. A região Sul do país é detentora de 89 da produção nacional e, em seguida, vem a região Sudeste, com destaque para Minas Gerais, que atingiu cerca 298,7 mil toneladas na safra de 2022, que superou em 17 a safra anterior e é o 5ª maior produtor nacional. Porém, diante de alguns impasses e necessidades de maiores informações para tomadas de decisões assertivas, objetivou-se neste trabalho avaliar o potencial produtivo de quatro cultivares de trigo de acordo com as épocas de semeadura e densidades de plantas em sequeiro nas condições do Sul de Minas e Campo das Vertentes. O experimento foi implantado no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia ?? CDTT na cidade de Ijaci-MG durante a janela de plantio para a cultura do trigo em delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial com três repetições onde cada parcela foi constituída de 5m². Foram avaliados os seguintes quesitos altura de planta, altura de folha bandeira, componentes de produção peso de mil grãos e produtividade e também peso de hectolitro. Foi feita a análise de variância a 5 de probabilidade e, após isso, foi realizado o teste de Scott-Knott para agrupar os resultados de épocas, cultivares e densidades. Com isso, pode-se perceber que a população de plantas não teve diferença significativa entre os tratamentos e, para a época Cedo de semeadura, as cultivares TBIO Duque e TBIO Aton são as mais recomendadas. Para a época Normal, as cultivares BRS 264, ORS Feroz e TBIO Aton são as melhores recomendadas. Para a época Tarde de semeadura, não houve diferença significativa entre as cultivares.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
agronomia/20222201710034

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Adilson Junior Soares Alves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo