SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: PROPRIEDADES FÍSICO-HÍDRICAS DE SOLO MANEJADO NA CAFEICULTURA SOB DIFERENTES COBERTURAS

Autoria de: Mariany Isabela Soares Domingues

Orientação de: Bruno Montoani Silva

Presidente da banca: Bruno Montoani Silva

Primeiro membro da banca: Pedro Antônio Namorato Benevenute

Segundo membro da banca: Samara Martins Barbosa

Terceiro membro da banca: Érika Andressa da Silva

Palavras-chaves: distribuição de poros, curva de retenção de água, cobertura do solo, atributos físicos do solo, cafeicultura

Data da defesa: 15/03/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 20/03/2023

Data da publicação: 20/03/2023

Referência: Domingues, M. I. S. PROPRIEDADES FÍSICO-HÍDRICAS DE SOLO MANEJADO NA CAFEICULTURA SOB DIFERENTES COBERTURAS. 2023. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A cafeicultura é uma das principais atividades agrícolas do Brasil e demanda cada vez mais a adoção de manejos diferenciados que propiciem melhorias nas propriedades físico- hídricas do solo. O objetivo deste estudo foi investigar efeitos de coberturas de solo utilizadas na cafeicultura em relação às propriedades físicas e espaço poroso do solo. Amostras de solo com estrutura preservada foram coletadas em um Latossolo Vermelho cultivado com cafeeiro, sob seis tratamentos cobertura do solo na linha do cafeeiro com plástico branco (CP) cobertura do solo na linha do cafeeiro com restos de braquiária proveniente de cortes periódicos na entrelinha (BR) cobertura do solo na linha do cafeeiro com restos de plantas espontâneas provenientes das entrelinhas de plantio (PE) entrelinha do cafeeiro coberta com braquiária (EL-BR) entrelinha do cafeeiro coberta com plantas espontâneas (EL-PE), e mata nativa (MN). O delineamento experimental foi o de blocos casualizados com seis tratamentos e três repetições. Para elaboração da curva de retenção de água (CRA), as amostras de solo foram submetidas às sucções 0, 2, 4, 6, 10, 33, 100, 500 e 1500 kPa. A CRA foi ajustada pelo modelo de van Genuchten, utilizando o programa SWRC. Calcularam-se o índice S e Volume Total de Poros (VTP) discriminados em Macroporo Grande (MAG), Macroporo Fino (MAF), Mesoporo Grande (MEG), Mesoporo Médio (MEM), Mesoporo Fino (MEF) e Microporo (MICRO). Os dados foram submetidos à análise estatística e as médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott. Os tratamentos BR e PE apresentaram os melhores resultados para o Índice S. Maiores VTP foram observados em BR, CP, PE e EL-BR e menores no EL-PE e MN. O solo sob BR e PE apresentou menor volume de MICRO enquanto os maiores volumes de MAG foram observados em BR, PE E CP. Os tratamentos EL-BR e EL-PE apresentaram maiores volumes de MICRO. Portanto há efeitos positivos de coberturas de solo correlacionados as propriedades físicas do solo na cafeicultura.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
agronomia/20222202020758

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mariany Isabela Soares Domingues e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo