SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: CONVERGÊNCIA ESTRATÉGICA APLICADA NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DA REGIÃO DE GARÇA

Autoria de: Vitor Brando

Orientação de: Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme

Coorientação de: Gustavo Nunes Maciel

Presidente da banca: Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme

Primeiro membro da banca: Gustavo Nunes Maciel

Segundo membro da banca: Eduardo Cesar Silva

Terceiro membro da banca: Thacyo Bruno Custódio de Morais

Palavras-chaves: Cafeicultura, Indicação de Procedência, Região de Garça, Convergência Estratégica, Arranjos Produtivos Locais

Data da defesa: 24/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 30/11/2023

Data da publicação: 30/11/2023

Referência: Brando, V. CONVERGÊNCIA ESTRATÉGICA APLICADA NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DA REGIÃO DE GARÇA. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A Região de Garça, a qual ganhou o título de Indicação de Procedência (IP), em novembro de 2022, se destaca pela forte tradição na cafeicultura e por ser uma região que vem se organizando para melhorar a sua produção e ganhar destaque no cenário nacional e internacional. Por meio da mobilização de diferentes atores da cadeia e do próprio município, a IP está se desenvolvendo e produzindo a cada ano, um volume maior de cafés de qualidade produzidos de maneira inovadora. Neste contexto, objetivou-se com o trabalho realizar uma análise abrangente da convergência estratégica aplicada no Arranjo Produtivo local de Garça. De forma, que expões como foi a organização para chegar ao nível de uma IP e como está sendo o andamento após a conquista da mesma. A pesquisa foi realizada com base em materiais teóricos sobre convergência estratégica e Arranjos Produtivos locais no agronegócio. Além disso, levantou-se dados sobre a cafeicultura e as características agroindustriais da região. Também foram realizadas entrevistas, com roteiros preparados, a fim de entender o que diferentes personalidades inseridas no contexto da Indicação de Procedência de Garça, acreditam ter sido fatores determinantes para a conquista do título, e como a convergência estratégica presente, foi importante para o desenvolvimento da cafeicultura e do toda a sua cadeia, na região. Como resultado, é exposto que a Região de garça, emerge como um modelo exemplar de como a convergência estratégica pode desempenhar um papel crucial no desenvolvimento local, e regional. Diante dos resultados, o conceito de convergência estratégica inserido nas Indicações Geográficas (IG) de cafés no Brasil, é cabível e importante para que as mesmas alcancem o reconhecimento e consigam ter sucesso em longo prazo.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
agronomia/20232201810469

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vitor Brando e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo