SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: DIFERENTES FONTES DE ADUBAÇÃO ORGÂNICA NO DESEMPENHO AGRONÔMICO DA CULTURA DA MANDIOCA

Autoria de: Igor de Andrade

Orientação de: Cleiton Lourenco de Oliveira

Coorientação de: Daniele Batista Campelo

Presidente da banca: Cleiton Lourenço de Oliveira

Primeiro membro da banca: Daniele Batista Campelo

Segundo membro da banca: Luis Felipe Lima e Silva

Terceiro membro da banca: Amanda Fialho

Palavras-chaves: Manihot esculenta, Sustentabilidade agrícola, Manejo do solo, Fertilidade, Crescimento vegetal

Data da defesa: 01/12/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 04/12/2025

Data da publicação: 04/12/2025

Referência: Andrade, I. d. DIFERENTES FONTES DE ADUBAÇÃO ORGÂNICA NO DESEMPENHO AGRONÔMICO DA CULTURA DA MANDIOCA. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz), apesar de sua importância nas propriedades rurais brasileiras e elevada produtividade, é frequentemente negligenciada, recebendo em muitos casos, apenastratos culturais básicos. Apesar disso, a cultura pode alcançar produtividades ainda mais elevadas com práticas adequadas. O uso de fontes orgânicas é uma alternativa sustentável para melhorar o sistema e aumentar a produção. Com isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de diferentes fontes de adubação orgânica na produção de mandioca sob sistema orgânico. O ensaio foi conduzido na área de produção orgânica do Setor de Olericultura da UFLA. A cultivar de mandioca utilizada foi a de mesa Pão da China. Foram testados seis tratamentos testemunha (sem adubação) esterco bovino (700 kg.ha-1 no plantio e 700 kg.ha-1 em cobertura) esterco de galinha (400 kg.ha-1 no plantio e 400 kg.ha-1 em cobertura) composto orgânico proveniente do Setor de Biodiesel da UFLA dose 1 (400 kg.ha-1 no plantio), dose 2 (700 kg.ha-1 no plantio) e dose 3 (400 kg.ha-1 no plantio e 700 kg.ha-1 em cobertura). Utilizouse o delineamento em blocos casualizados com quatro repetições, no espaçamento de 1,0 x 0,80 m. Foram avaliados o teor de clorofila, altura das plantas, altura da primeira ramificação, massa de parte aérea, número de raízes comerciais, massa de raízes comerciais, número e massa total de raízes, teor de matéria seca, de amido e tempo de cozimento das raízes. Os dados foram analisados utilizando-se o SISVAR e submetidos à análise de variância (ANOVA) e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey (P 0,05). Os resultados obtidos indicam que o tratamento com composto do biodiesel na dose 2 é a alternativa mais promissora para aumento da produção de raízes, enquanto o tratamento com o composto de biodiesel dose 1 apresentou maior potencial para aumento da massa da parte aérea. Para a característica altura do primeiro ramo, os dois tratamentos apresentaram médias iguais e se mostraram eficientes. Ademais, conclui-se que o composto orgânico proveniente do Setor de Biodiesel na dose de 700 kg.ha-1 no plantio é uma alternativa eficiente para aumentar o desempenho de plantas de mandioca em campo.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20252202020448

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Igor de Andrade e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo