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Título: PROCESSO DE DESIGN EM UMA EMPRESA QUE ADOTA METODOLOGIA ÁGIL

Autoria de: Igor Gomes Moraes

Orientação de: Andre Vital Saude

Presidente da banca: Andre Vital Saude

Primeiro membro da banca: Fernando Henrique dos Santos Rocha

Segundo membro da banca: Juliana Galvani Greghi

Palavras-chaves: Design Studio, Design Sprint, Metodologia ágil, Design de interface, Processo de design

Data da defesa: 04/10/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 16/12/2019

Data da publicação: 16/12/2019

Referência: Moraes, I. G. PROCESSO DE DESIGN EM UMA EMPRESA QUE ADOTA METODOLOGIA ÁGIL. 2019. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: As metodologias ágeis estão cada dia mais presentes nas empresas de desenvolvimento de software. A partir de observações no processo de design utilizado no LEMAF, organização onde foi realizado o estágio relatado nesse documento, verificou-se a necessidade de utilizar uma metodologia atualizada para o desenvolvimento de soluções de design. Diante do contexto apresentado, o principal objetivo desse trabalho será mostrar como o Design Sprint 2.0, adaptado à realidade da organização, contribuiu para que as soluções de design de interface fossem desenvolvidas com maior rapidez e eficiência. O Design Sprint é uma metodologia ágil criada por Jake Knapp, ex-designer da Google, que utiliza conceitos do Design Thinking e visa em cinco dias construir algo tangível e testável. No LEMAF essa metodologia foi adaptada e foi criado o Design Studio, que também é realizado em quatro dias e é possível obter resultados semelhantes ao Design Sprint 2.0 na concepção de soluções de design de interface. Como resultado pôde-se observar que após adotar o novo processo de design as soluções foram criadas com maior sucesso e chance de aprovação pelas partes interessadas. A partir desse trabalho foi possível concluir que o uso de uma metodologia ágil como o Design Sprint 2.0 é impreavel quando se trata de solucionar um problema de interface e usabilidade para o desenvolvimento de uma nova funcionalidade ou protótipo de alta fidelidade em uma organização.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencia_da_computacao/20192201410283

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44660

Curso: G010 - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Igor Gomes Moraes e Universidade Federal de Lavras

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