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Título: PREVISÃO DO RESULTADO FINAL DE PARTIDAS DE FUTEBOL A PARTIR DO PRIMEIRO TEMPO POR MEIO DE TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA

Autoria de: Heuller Soares Vilela Silva

Orientação de: Eric Fernandes de Mello Araujo

Presidente da banca: Eric Fernandes de Mello Araujo

Primeiro membro da banca: Erick Galani Maziero

Segundo membro da banca: Rafael Serapilha Durelli

Palavras-chaves: aprendizagem de máquina, inteligência artificial, futebol, esporte, previsão

Data da defesa: 22/04/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 25/05/2021

Data da publicação: 25/05/2021

Referência: Silva, H. S. V. PREVISÃO DO RESULTADO FINAL DE PARTIDAS DE FUTEBOL A PARTIR DO PRIMEIRO TEMPO POR MEIO DE TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM DE MÁQUINA. 2021. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O futebol é o esporte mais popular do Brasil, e parte importante da cultura do país, atraindo altos investimentos por parte de empresas patrocinadoras e torcedores. A complexidade dos jogos de futebol, onde eventos imprevisíveis como cartões e lesões ocorrem constantemente, gera um grande interesse por parte de casas de apostas e trabalhadores envolvidos com o esporte, como jornalistas e comissões técnicas. Esse interesse é majoritariamente na tentativa de prever resultados, visando ganhar apostas ou melhor preparar uma equipe para enfrentar seu adversário. As informações prévias do jogo, como o histórico entre os times, os resultados mais recentes e a escalação inicial certamente são fatores que podem ser usados na tentativa de prever o resultado final da partida. Com a popularização de técnicas de aprendizagem de máquina, vários trabalhos vêm sendo desenvolvidos na tentativa de fazer essa previsão considerando o máximo de informações possível. Este trabalho estudou três modelos distintos de predição de resultados de partidas de futebol a partir das estatísticas do primeiro tempo, como Regressão Logística, Gradient Boosting e Floresta Aleatória. Os resultados mostraram que o algoritmo Regressão Logística obteve o melhor resultado com 57 de acurácia, um desempenho relativamente parecido com outros trabalhos que visam fazer a mesma análise. Esse trabalho também desenvolveu uma ferramenta para, em tempo real, mostrar as probabilidades de vitória, empate ou derrota da equipe que joga em casa usando o modelo de melhor desempenho.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencia_da_computacao/20202201611001

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47509

Curso: G010 - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Heuller Soares Vilela Silva e Universidade Federal de Lavras

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