SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciência da Computação

Título: UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS DE BUSCA POR CAMINHOS EM JOGOS DIGITAIS

Autoria de: Igor Henrique Torati Ruy

Orientação de: Mayron Cesar de Oliveira Moreira

Presidente da banca: Mayron César de Oliveira Moreira

Primeiro membro da banca: Neumar Costa Malheiros

Segundo membro da banca: Janderson Rodrigo de Oliveira

Palavras-chaves: Busca por Caminhos, Encontro de Caminhos, Grafos, Algoritmos, Jogos Digitais

Data da defesa: 25/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 29/04/2022

Data da publicação: 29/04/2022

Referência: Ruy, I. H. T. UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS DE BUSCA POR CAMINHOS EM JOGOS DIGITAIS. 2022. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A busca por caminhos (comumente conhecida pelo termo em inglês Pathfinding) é um desafio existente não apenas em contextos práticos, mas também em jogos digitais. Trata-se de um tema complexo, presente no desenvolvimento de Inteligências Artificiais para agentes em jogos. Embora o problema da busca por caminhos seja tratável por estruturas conhecidas por sua flexibilidade e eficiência, tais como modelos em grafos, várias empresas ainda reportam dificuldades em implementar soluções eficientes. Este trabalho tem como principal contribuição o estudo de alguns dos algoritmos e estratégias mais aplicadas ao contexto de busca de caminhos em jogos digitais, de modo a demonstrar e explicar o benefício que trazem na busca de uma solução. Além de estudar os algoritmos, eles também foram implementados em uma ferramenta desenvolvida ao longo do trabalho, essa ferramenta foi desenvolvida com a finalidade de facilitar a compreensão dos algoritmos e permite criar cenários 2d e verificar o funcionamento do processo de busca de caminhos de cada um dos algoritmos analisados. É esperado que esse trabalho sirva como um guia para pessoas interessadas nessa temática, abrangendo o estado da arte e os desafios existentes, bem como novas estratégias que estão sendo desenvolvidas nessa área.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencia_da_computacao/20212201710148

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54959

Curso: G010 - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Igor Henrique Torati Ruy e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo