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Título: JOGOS DIGITAIS E INCLUSÃO DIGITAL UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA

Autoria de: Daniel Figueiredo Macedo

Orientação de: Mauricio Ronny de Almeida Souza

Presidente da banca: Mauricio Ronny de Almeida Souza

Primeiro membro da banca: José Monserrat Neto

Segundo membro da banca: Wesley Henrique Batista Nunes

Palavras-chaves: Inclusão digital, Jogo digital, Videogame, Exclusão social, Inclusão tecnológica

Data da defesa: 24/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 08/03/2023

Data da publicação: 08/03/2023

Referência: Macedo, D. F. JOGOS DIGITAIS E INCLUSÃO DIGITAL UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA. 2023. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A inclusão digital é o processo de garantir que todas as pessoas, independentemente de sua capa- cidade, possam ter acesso a tecnologias da informação e comunicação e se beneficiar nelas. Jogos digitais podem ser uma ferramenta efetiva para a inclusão digital, pois eles fornecem aos jogadores uma plataforma interativa e lúdica para explorar e aprender habilidades digitais. Além disso, os jogos digitais podem ser usados como ferramentas para aprimorar habilidades digitais e aumentar a com- petência tecnológica de indivíduos. Por fim, é importante destacar a importância da inclusão digital, pois ela proporciona acesso à informação, educação, comunicação, e serviços básicos para todos, in- dependentemente de sua origem socioeconômica, localização geográfica, capacidade física ou mental. Isso contribui para a redução das desigualdades sociais e econômicas, aumenta a participação cidadã e pode ser um fator de desenvolvimento econômico. Este trabalho busca, através de 3 questões de pes- quisa, investigar de que maneira os jogos digitais influenciam no processo de inclusão digital, quais os tipos de jogos mais utilizados e a faixa etária da população mais afetada por este processo. Para isso, é realizado um mapeamento sistemático da literatura para analisar os estudos já existentes a respeito da inclusão digital apoiada pelos jogos digitais. Como resultado, espera-se prover um entendimento sobre o estado da arte em relação ao uso de jogos digitais para apoiar o processo de inclusão digital.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencia_da_computacao/20222201820276

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G010 - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Daniel Figueiredo Macedo e Universidade Federal de Lavras

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