SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Bacharelado)

Título: RIQUEZA, DIVERSIDADE E SIMILARIDADE EM ESPÉCIES DE SERPENTES DA REGIÃO DA USINA HIDRELÉTRICA SANTO ANTÔNIO DO JARI, ESTADOS DO AMAPÁ E PARÁ, BRASIL

Autoria de: Ellen Rodrigues Fermin

Orientação de: Antonio Carlos da Silva Zanzini

Presidente da banca: Antonio Carlos da Silva Zanzini

Primeiro membro da banca: Aloysio Souza de Moura

Segundo membro da banca: Diego Marcel Parreira de Castro

Palavras-chaves: Serpentes, Squamata, Rio Jari, Hidrelétrica, Amazônia.

Data da defesa: 18/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 07/07/2019

Data da publicação: 07/07/2019

Referência: Fermin, E. R. RIQUEZA, DIVERSIDADE E SIMILARIDADE EM ESPÉCIES DE SERPENTES DA REGIÃO DA USINA HIDRELÉTRICA SANTO ANTÔNIO DO JARI, ESTADOS DO AMAPÁ E PARÁ, BRASIL. 2019. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O bioma Amazônico abrange oito países da América do Sul, sendo que 60 da área estão em terras brasileiras. Ele possui a maior biodiversidade do planeta, porém enfrenta algumas ameaças, como o desmatamento, por exemplo. A construção de uma Usina Hidrelétrica, além do desmatamento, causa mudança em características como velocidade e temperatura do rio, o que causa impacto sobre a fauna da região em que esse empreendimento está inserido. Devido a essas circunstâncias tais empreendimentos necessitam fazer o Estudo de Impacto Ambiental, aonde contém alguns programas para acompanhar o que irá acontecer com o ambiente. O Programa de Monitoramento de Fauna, coleta dados de diversas classes de animais. A subordem Ophidia abriga as serpentes, que são animais com grande importância para o equilíbrio ecológico e também são observadas no programa de monitoramento de uma Usina Hidrelétrica. O objetivo desse trabalho foi avaliar a riqueza e diversidade de espécies de serpentes coletadas durante o Programa de Monitoramento de Fauna na região da Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari, e comparar as riqueza e diversidade encontradas no lado esquerdo e direito do Rio. A área de estudo está localizada na divisa dos estados do Pará e Amapá, nos municípios de Laranjal do Jari-AP e Almeirim-PA. As coletas de dados foram realizadas através da utilização de armadilhas de interceptação e queda, busca ativa visual limitada por espaço e observação visual ocasional em quatro módulos amostrais, sendo dois situados na margem esquerda e dois situados à margem direita do rio Jari. Os dados coletados foram analisados mediante o emprego de estimativas de riqueza, diversidade e similaridade em espécies de serpentes registradas. Foram registradas 30 espécies de serpentes, distribuídas em oito famílias, 25 gêneros e 76 indivíduos, a margem pertencente ao estado do Amapá apresentou uma riqueza de espécies maior do que o estado do Pará, o Índice de diversidade Shannon (H????) apresentou maior valor para a margem direita e esquerda em conjunto, a margem direita apresentou o maior valor do índice de similaridade de Pielou (J), 0,43 foi o resultado do índice de similaridade de Jaccard, o número estimado de espécies foi maior na margem no estado do Amapá. Há necessidade de mais estudos nesse bioma, tendo em vista que ele é extenso e não é tão bem amostrado.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_bacharelado/20191201510354

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43737

Curso: G012 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ellen Rodrigues Fermin e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo