SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Bacharelado)

Título: ESTUDO DA ALIMENTAÇÃO DE Knodus moenkhausii EM UM GRADIENTE LONGITUDINAL NA BACIA DO RIO GRANDE, EM MINAS GERAIS.

Autoria de: Ana Luiza Vieira Andrade

Orientação de: Paulo dos Santos Pompeu

Coorientação de: Thais G. Pellegrini

Presidente da banca: Paulo dos Santos Pompeu

Primeiro membro da banca: Marcelo Passamani

Segundo membro da banca: Ivo Gavião Prado

Palavras-chaves: Impactos, Dieta, Reservatório, Oportunismo alimentar, Barramentos

Data da defesa: 03/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 10/12/2019

Data da publicação: 10/12/2019

Referência: Andrade, A. L. V. ESTUDO DA ALIMENTAÇÃO DE Knodus moenkhausii EM UM GRADIENTE LONGITUDINAL NA BACIA DO RIO GRANDE, EM MINAS GERAIS.. 2019. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Praticamente todos os grandes rios brasileiros se encontram sob influência de barragens hidrelétricas que, inevitavelmente, causam alterações graves e, na maioria dos casos, irreversíveis à dinâmica natural dos rios. Os ambientes formados após o barramento, cujos impactos causados alteram aspectos como a dieta de diversos grupos, criam um gradiente hidrológico longitudinal de condições de montante para jusante. Este trabalho avaliou a dieta de Knodus moenkhausii, uma importante espécie exótica, ao longo desse gradiente. Foi analisado o conteúdo estomacal de 176 indivíduos, coletados através de técnicas de amostragem ativas em pontos distribuídos trechos lênticos e lóticos na Bacia do Rio Grande, em Minas Gerais. Os pontos de coleta foram agrupados em três regiões Rio, Transição e Reservatório. Ao todo foram identificados 25 itens alimentares. A dieta da espécie na região Rio foi significativamente diferente de Transição(ANOSIM Global R 0.544 p 0.009) e Reservatório (ANOSIM Global R 0.705 p 0.003). No entanto, não existe diferença significativa entre Transição e Reservatório (ANOSIM Global R 0.012 p 0.399). Observou-se aumento da diversidade de itens consumidos por cada indivíduo no sentido do Reservatório para o Rio, em um gradiente longitudinal. Foi possível perceber a capacidade de influência do gradiente hidrológico longitudinal na dinâmica da alimentação de Knodus moenkhausii. Devido à característica generalista foi capaz explorar diferentes recursos. Por estudos como este é possível criar uma rede de dados e, em futuros barramentos, transformá-los em argumentos para incentivar ou impedir esses empreendimentos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_bacharelado/20192201611560

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44394

Curso: G012 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Luiza Vieira Andrade e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo