SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Bacharelado)

Título: Influência de insetos herbívoros e seus parasitoides no desempenho germinativo de sementes de Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit. e Senna multijuga (Rich.) Irwin et Barn (FABACEAE)

Autoria de: Gabriella Melo Oliveira

Orientação de: Lucas Del Bianco Faria

Coorientação de: Tamires Camila Talamonte de Oliveira

Presidente da banca: Lucas Del Bianco Faria

Primeiro membro da banca: Diego Souza

Segundo membro da banca: Tiago Morales Silva

Palavras-chaves: Interações tri-tróficas, Germinação, Insetos, Invasora, Nativa

Data da defesa: 15/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 15/03/2021

Data da publicação: 15/03/2021

Referência: Oliveira, G. M. Influência de insetos herbívoros e seus parasitoides no desempenho germinativo de sementes de Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit. e Senna multijuga (Rich.) Irwin et Barn (FABACEAE). 2021. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Interações de insetos em frutos possuem um papel importante nas comunidades ecológicas devido ao seu impacto na sobrevivência das sementes e no sucesso da taxa germinativa. Dessa forma, estudos que buscam compreender como ocorrem as interações tri-tróficas entre os organismos na natureza, são importantes, pois através deles podemos entender a estrutura e dinâmica das comunidades naturais. Esse trabalho descreve a influência de insetos herbívoros e de seus parasitoides no desempenho germinativo de Leucaena leucocephala (Lam,) de Wit (Mimosoideae) planta exótica e Senna multijuga (Rich.) Irwin et Barn (Fabaceae) planta nativa. Para tanto, em 2020, foram coletados 30 frutos de cinco indivíduos de cada espécie em fragmentos de matas localizados no Campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Em laboratório, as sementes e frutos foram individualizados em microtubos e tubos de PVC, permitindo assim o término no desenvolvimento dos organismos contidos nas sementes e nos frutos e sua posterior emergência. As sementes foram examinadas em estereomicroscópio, classificadas de acordo com cinco categorias PCO, PARCO, AI, SI e SFI. Foi encontrado diferenças significativas entre as taxas de germinação da planta nativa em relação a planta exótica. Houve uma maior taxa de germinação nas categorias AI, SFI e SI da planta nativa, mas em compensação as categorias PCO e PARCO não apresentaram germinação para S. multijulga. Houve diferenças significativas entre as categorias independente da planta. Não houve relação entre o tamanho das sementes e a taxa de germinação. Houve diferenças significativas entre o coeficiente de velocidade de germinação por tratamento e interação do tratamento por planta. O CVG da planta nativa foi maior do que o da planta invasora e o teste de tetrazólio mostrou que as categorias inviáveis foram as categorias PCO e PARCO. O trabalho representa a primeira tentativa de compreender os efeitos das interações entre herbívoros e parasitoides na germinação de duas espécies de plantas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_bacharelado/20202201620502

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47266

Curso: G012 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriella Melo Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo