SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Bacharelado)

Título: Da luz à escuridão a dualidade da influência da heterogeneidade de habitat sobre as comunidades de invertebrados terrestres em cavernas Neotropicais.

Título alternativo: FROM LIGHT TO DARKNESS THE DUALITY OF INFLUENCE OF HABITAT HETEROGENEITY ON NEOTROPICAL TERRESTRIAL CAVE INVERTEBRATE COMMUNITIES.

Autoria de: Paulo César Reis Venâncio

Orientação de: Rodrigo Lopes Ferreira

Coorientação de: Lucas Mendes Rabelo

Presidente da banca: Rodrigo Lopes Ferreira

Primeiro membro da banca: Maria Fernanda Gomes Villalba Peñaflor

Segundo membro da banca: Gabrielle Soares Muniz Pacheco

Palavras-chaves: Distribuição geográfica, composição, riqueza, habitats subterrâneos, biodiversidade.

Data da defesa: 17/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 17/03/2021

Data da publicação: 17/03/2021

Referência: Venâncio, P. C. R. Da luz à escuridão a dualidade da influência da heterogeneidade de habitat sobre as comunidades de invertebrados terrestres em cavernas Neotropicais.. 2021. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Considerada um dos direcionadores globais da biodiversidade, a teoria da heterogeneidade de habitat, tem se mostrado válida para os mais diversos grupos taxonômicos e ecossistemas, até mesmo em ambientes subterrâneos. Entretanto, o conhecimento acerca dos fatores que governam as comunidades cavernícolas permanece escasso, especialmente nas regiões Neotropicais, onde tais estudos são relativamente recentes. Desta forma, partindo-se das hipóteses de que a heterogeneidade ambiental é um importante fator estruturador de comunidades de invertebrados e, comunidades associadas à diferentes regiões da caverna respondem de forma diferente às variáveis, objetivou-se entender como a riqueza e composição de espécies são moldadas por fatores abióticos que impõem heterogeneidade aos habitats (presença de abrigo, substratos de granulometria fina, disponibilidade de recursos orgânicos) e parâmetros físicos da caverna (distribuição geográfica, desenvolvimento linear e área da entrada), comparando-se comunidades de regiões de estrada e profunda de cavernas. Foram amostradas 27 cavernas carbonáticas localizadas na região Centro-Norte do estado de Minas Gerais (Brasil). Em cada caverna foram amostrados dois quadrantes de 1m², sendo um localizado na região próxima à entrada, outro na região profunda. Para riqueza da região profunda, ????presença de abrigo???? teve relação positiva, e relação negativa para ????substrato fino????. Somente a composição das espécies próximas da entrada foi explicada pela distribuição geográfica das cavernas. A heterogeneidade de habitat local mostrou ser importante, para a promoção de uma maior riqueza, devido ao aumento da área disponível à colonização, consequentemente, aumento de habitats disponíveis, permitindo a coexistência e permanência de espécies. Para composição de espécies, a distribuição geográfica das cavernas influenciou significativamente sua similaridade, indicando que cavernas próximas acabam compartilhando mais espécies em suas regiões de entrada do que entre cavernas mais distantes, inversamente, ocorre uma dissimilaridade entre a composição das faunas associadas às regiões profundas, mesmo entre cavernas próximas geograficamente. Esses resultados possuem implicações para elaboração de planos de manejo e implementação de estratégias como o enriquecimento estrutural dos habitats no caso de cavernas com alterações antrópicas, visando proteção do patrimônio espeleológico e da fauna associada, além de demonstrar como comunidades associadas às regiões de entrada e às profundas respondem à heterogeneidade de habitat de formas distintas.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_bacharelado/20202201620508

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47284

Curso: G012 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Paulo César Reis Venâncio e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo