SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Bacharelado)

Título: ENRIQUECIMENTO DE Artemia salina COM TRIPTOFANO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O CANIBALISMO EM LARVAS DE PIRACANJUBA (Brycon orbignyanus)

Título alternativo: Artemia salina TRYPTOPHAN ENRICHMENT AND ITS EFFECTS ON PIRACANJUBA (Brycon orbignyanus) CANNIBALISM

Autoria de: Pedro Leite de Castro Uzeda

Orientação de: Luis David Solis Murgas

Coorientação de: Paulo dos Santos Pompeu

Presidente da banca: Luis David Solis Murgas

Primeiro membro da banca: Paulo dos Santos Pompeu

Segundo membro da banca: Naiara Melo

Terceiro membro da banca: Tássia Flávia Dias Castro

Palavras-chaves: Canibalismo, Piscicultura, Espécie ameaçada, Atividade enzimática, Morfometria

Data da defesa: 23/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 25/03/2021

Data da publicação: 25/03/2021

Referência: Uzeda, P. L. d. C. ENRIQUECIMENTO DE Artemia salina COM TRIPTOFANO E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O CANIBALISMO EM LARVAS DE PIRACANJUBA (Brycon orbignyanus). 2021. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Com a constante ocupação e exploração humana sobre os ambientes naturais, além da introdução de espécies exóticas, ecossistemas têm sido cada vez mais ameaçados, causando fragmentação de habitats e perda de espécies eventos, estes, retroalimentados. Dentre as diversas espécies ameaçadas de extinção no Brasil, está a Piracanjuba (Brycon orbignyanus), um peixe migrador de grande importância ecológica e potencial econômico. Apesar de apresentar alta qualidade de carne, taxa reprodutiva e fácil manejo, o cativeiro da espécie apresenta altas taxas de mortalidade (90), e isso se deve ao fato de suas larvas apresentarem comportamento canibal durante a primeira semana pós-eclosão, tornando a prática economicamente inviável. No presente trabalho foi realizada a alimentação de larvas de B. orbignyanus com suplementação de diferentes quantidades do aminoácido triptofano (T1, T2, T3 e T4), precursor do neurotransmissor serotonina, através do enriquecimento de metanáuplios de Artemia salina, de modo a reduzir a incidência de comportamentos antagonísticos e, consequentemente, o canibalismo entre os indivíduos. Além disso, os tratamentos T2 e T4 apresentavam triptofano encapsulado com lipossomos de lecitina de soja, de modo a avaliar diferenças durante a absorção e digestão do aminoácido. Com duração de 14 dias, as larvas foram alimentadas 6 vezes ao dia e monitoradas, de forma que as ocorrências de comportamento canibal fossem registradas. Foram coletados indivíduos no 7º e 14º dias experimentais, com o objetivo de avaliar dados de crescimento, peso e atividade enzimática das enzimas lipase, fosfatase alcalina e lactato desidrogenase. O tratamento T3 se mostrou o mais eficaz na redução do comportamento (p0,05), apresentando uma incidência 4,25 vezes menor em relação ao tratamento controle, além da maior taxa de crescimento entre a primeira e segunda coletas. T3 e T4 influenciaram a atividade da lipase dos animais de modo a se manter mais baixa em relação aos outros tratamentos. Não houve diferença significativa entre a atividade enzimática da fosfatase alcalina nos tratamentos (p0,05), podendo ser um indicativo de que o comportamento canibal não é diretamente causado por stress, uma vez que este processo fisiológico levaria à produção de metabólitos secundários, como o ácido lático. O protocolo T3 se mostrou promissor à aplicação comercial, resultando em uma mortalidade pelo menos 8 vezes inferior ao tratamento controle, com animais potencialmente maiores.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_bacharelado/20202201710195

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47271

Curso: G012 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pedro Leite de Castro Uzeda e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo