SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Bacharelado)

Título: CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DE FOLHAS DE Diplusodon myrsinites DC. (LYTHRACEAE) OCORRENTE EM DIFERENTES AMBIENTES DE CERRADO

Autoria de: Milena de Lima Sales Januário

Orientação de: Marines Ferreira Pires Lira

Presidente da banca: Marinês Ferreira Pires Lira

Primeiro membro da banca: Thiago Alves Magalhaes

Segundo membro da banca: Fernanda de Oliveira

Terceiro membro da banca: Mariana Virgínia de Freitas Dias

Palavras-chaves: Anatomia, Foliar, Fitofisionomia, variação, ambiental.

Data da defesa: 25/04/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 09/05/2022

Data da publicação: 09/05/2022

Referência: Januário, M. d. L. S. CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DE FOLHAS DE Diplusodon myrsinites DC. (LYTHRACEAE) OCORRENTE EM DIFERENTES AMBIENTES DE CERRADO. 2022. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito possui com complexo mosaico composto por manchas de florestas, cerrado e de campo rupestre, que apresentam características ambientais contrastantes. Apesar destas variações ambientais, Diplusodon myrsinites pode ser encontrada nestas diferentes fisionomias. Com isso, o objetivo nesse estudo foi analisar as características anatômicas foliares de indivíduos ocorrentes em diferentes áreas no Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, Lavras-MG. Para isso foram coletadas as folhas de cinco indivíduos em 3 áreas distintas (Área 1) Cerrado stricto sensu (Área 2) transição Mata-Cerrado e (Área 3) Campo Rupestre. As folhas coletadas foram fixadas em etanol 70, sendo realizada posteriormente secções transversais e paradérmicas, que foram utilizadas para as análises quantitativas e qualitativas. Durante o campo foi realizado a medição de forma indireta o teor de clorofila, utilizando o SPAD. Também foram realizadas as medições de área foliar, área foliar específica e massa seca. Na análise qualitativa notamos a presença de epiderme unisseriada, revestida externamente por uma camada delgada de cutícula. Nas secções paradérmicas, observou-se células epidérmicas comuns com paredes de contorno levemente sinuoso, formato poligonal irregular, aleatoriamente orientadas. A nervura central é ligeiramente protuberante, com feixes vasculares bicolaterais, sendo o xilema pouco desenvolvido, com presença de parênquima fundamental e idioblastos cristalíferos no lado abaxial e adaxial da nervura, tendo presença de cristais de oxalato de cálcio. Na lâmina foliar, observou-se de duas a três camadas de parênquima paliçádico e de parênquima esponjoso, com mesofilo dorsiventral e em alguns pontos mesofilo isobilateral. A análise quantitativa evidenciou diferenças nas características estomáticas e nos parênquimas fotossintetizantes, observadas entre os ambientes, que podem representar ajustes às variações na disponibilidade hídrica e de radiação, favorecendo a ocorrência da espécie.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_bacharelado/20212201710804

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54979

Curso: G012 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Milena de Lima Sales Januário e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo