SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Bacharelado)

Título: POTENCIAIS ESPÉCIES DE PEIXES INDICADORAS DE QUALIDADE AMBIENTAL EM RIACHOS AFLUENTES DO RESERVATÓRIO DE TRÊS MARIAS - MG

Autoria de: Rafael Tadeu Malavasi de Oliveira

Orientação de: Paulo dos Santos Pompeu

Presidente da banca: Paulo dos Santos Pompeu

Primeiro membro da banca: Débora Reis de Carvalho

Segundo membro da banca: Marina Ferreira Moreira

Terceiro membro da banca: Ivo Gavião Prado

Palavras-chaves: espécies, indicadoras, peixes, riachos, qualidade

Data da defesa: 16/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 18/09/2022

Data da publicação: 18/09/2022

Referência: Oliveira, R. T. M. d. POTENCIAIS ESPÉCIES DE PEIXES INDICADORAS DE QUALIDADE AMBIENTAL EM RIACHOS AFLUENTES DO RESERVATÓRIO DE TRÊS MARIAS - MG. 2022. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: Espécies bioindicadoras podem ser determinantes em tomadas de decisão com relação a preservação de ambientes preservados e impactados por diversos tipos de atividades humanas, de acordo com sua abundância é possível inferir a sobre a integridade do ecossistema estudado. São igualmente importantes métricas para construção de Índices de Integridade Biótica, ferramenta utilizada para avaliar o nível de degradação de ambientes a partir de organismos ali encontrados. Portanto, o objetivo deste trabalho foi determinar potenciais espécies indicadoras da qualidade do ambiental de riachos afluentes do reservatório de Três Marias, Minas Gerais. Para isso foram coletados peixes em 38 riachos, onde também foram avaliados aspectos físico-químicos da água, como imersão, oxigênio dissolvido, temperatura e turbidez. As variáveis ambientais relacionadas a qualidade da água escolhidas foram imersão, oxigênio dissolvido, temperatura e turbidez. As relações destas variáveis com os potenciais espécies bioindicadoras foram determinadas utilizando a metodologia de análise estatística TITAN a partir dos valores de espécies indicadoras (Indicator species analysis, ???????????????? IndVal). Apenas as espécies que apresentaram duas ou mais relações significativas, caraterísticas de ambientes preservados ou degradados, foram classificadas como potenciais indicadoras de qualidade. Vinte espécies foram analisadas, onze apresentaram pelo menos uma relação significativa, contudo, apenas quatro apresentaram duas ou mais. Foram consideradas potenciais indicadoras de qualidade ruim do ambiente as espécies Astyanax lacustris e Characidium zebra, ambas com três relações significativas com ás variáveis analisadas, enquanto Harttia sp. e Trichomycterus brasiliensis foram classificadas como potenciais indicadoras de boa qualidade ambiental, com duas relações cada.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_bacharelado/20221201620499

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G012 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rafael Tadeu Malavasi de Oliveira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo