SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Bacharelado)

Título: RIO EM CONDIÇÕES DE REFERÊNCIA ISOTÓPICA DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA IMPACTADA PELO ROMPIMENTO DE UMA BARRAGEM DE MINÉRIO

Autoria de: Chayenne Chagas de Castro

Orientação de: Paulo dos Santos Pompeu

Coorientação de: Débora Reis de Carvalho

Presidente da banca: Paulo Santos Pompeu

Primeiro membro da banca: Ruanny Casarim

Segundo membro da banca: Patrícia Santos Fráguas

Terceiro membro da banca: Débora Reis de Carvalho

Palavras-chaves: Rio Doce, Nicho trófico, Carbono, Nitrogênio, Posição trófica

Data da defesa: 10/02/2023

Semestre letivo da defesa: 2022-2

Data da versão final: 09/03/2023

Data da publicação: 09/03/2023

Referência: Castro, C. C. d. RIO EM CONDIÇÕES DE REFERÊNCIA ISOTÓPICA DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA IMPACTADA PELO ROMPIMENTO DE UMA BARRAGEM DE MINÉRIO. 2023. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: Com o rompimento da barragem do Fundão, ocorrido em 2015 em Mariana, Minas Gerais, diversos impactos ecológicos afetaram uma grande extensão do rio Doce. O rio Santo Antônio, um dos principais afluentes da bacia do rio Doce, se destaca por não ter sido impactado pelos rejeitos do rompimento, além de apresentar boas condições ambientais e abrigar espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Dessa forma, pode ser considerado como um rio em condição de referência para bacia. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar a estrutura trófica do rio Santo Antônio através dos isótopos estáveis de carbono (????????????????13C) e nitrogênio (???????????????? 15N) de peixes e recursos alimentares. Nesse estudo, observamos que o rio Santo Antônio possui uma estrutura trófica bem organizada, na qual H. wheatlandii e B. opalinus, espécies ameaçadas de extinção, ocupam posições tróficas diferentes das outras espécies da assembleia. As guildas tróficas também ocupam nichos distintos e bem delimitados, indicando a diferenciação na dieta dos peixes. Também observamos que o perifíton e os invertebrados aquáticos são recursos importantes para a ictiofauna, o que pode estar relacionado com a boa qualidade ambiental do rio, evidenciando a sua importância de preservação do rio Santo Antônio. Ao comparar o rio Santo Antônio com o rio Cipó, um rio em condições de referência de outra bacia impactada que embora não sofra dos mesmos impactos observados no rio Doce, que possui impactos relacionados com rejeitos de esgotos domésticos e efluentes industriais, observamos que os resultados foram distintos, sugerindo que mesmo bacias próximas geograficamente e impactadas apresentam suas particularidades no que se diz respeito a estrutura trófica e fluxo de carbono nas comunidades aquáticas, que evidencia a importância de se considerar o contexto regional na definição das condições de referência. Portanto, estudos em outros rios em condição de referência devem ser encorajados, considerando a importância que tais rios possuem para as bacias nas quais estão inseridos, como na melhoria da qualidade de água e na manutenção da fauna aquática, focando em estratégias de conservação desses rios, como ações de reparação e restauração.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_bacharelado/20222201810579

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G012 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Chayenne Chagas de Castro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo