SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: O PIBID NA ESCOLA A ARTE COMO CAMINHO PARA UM OLHAR INTERDISCIPLINAR, TRANSVERSAL E CONTEXTUALIZADO A PARTIR DO TEMA UNIFICADOR ENERGIA.

Autoria de: Erico Carminat Bomfim Vieira da Cruz

Orientação de: Antonio Fernandes Nascimento Junior

Presidente da banca: Prof. Dr. Antônio Fernandes Nascimento Junior

Primeiro membro da banca: Dra. Marina Battistetti Festozo

Segundo membro da banca: Ms. Michelle Júlia de Souza

Palavras-chaves: educação, metodologia, tema unificador, recursos pedagógicos, ensino público.

Data da defesa: 27/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 07/07/2019

Data da publicação: 07/07/2019

Referência: Cruz, E. C. B. V. d. O PIBID NA ESCOLA A ARTE COMO CAMINHO PARA UM OLHAR INTERDISCIPLINAR, TRANSVERSAL E CONTEXTUALIZADO A PARTIR DO TEMA UNIFICADOR ENERGIA.. 2019. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: No campo da educação é possível observar certas defasagens no processo de formação inicial e continuada de professores, que refletem na prática pedagógica e na construção dos conhecimentos pelos alunos. Com o intuito de aproximar novos conceitos da educação aos professores da rede pública de ensino e aos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Lavras - (UFLA) planejou e desenvolveu um projeto em oito escolas da rede pública na região da cidade de Lavras ?? MG. Este abordou conceitos sobre o tema unificador energia e utilizou ferramentas e metodologias não convencionais estudados por pensadores da área de educação como interdisciplinaridade, transversalidade, contextualização, tema unificador e recursos pedagógicos, tendo como base do processo de ensino aprendizagem alimentos ricos em carboidratos, como mel, milho, mandioca e cana-de-açúcar. Esse projeto envolveu os bolsistas do PIBID Biologia, os professores de biologia e ciências da rede pública de ensino vinculados aos PIBID Biologia e professores das escolas participantes que aceitaram o convite para colaborar com o desenvolvimento do projeto. A atividade foi dividida em cinco partes a primeira foi uma etapa de formação para que fossem compreendidos os conceitos a serem abordados, este processo foi feito através de minicursos. Na segunda etapa os professores que aceitaram participar do projeto iniciaram, em suas respectivas disciplinas, aulas sobre os alimentos selecionados. Na terceira etapa os bolsistas aplicaram uma prática voltada para a transversalidade. A quarta etapa foi para a produção de materiais acerca do que foi aprendido. E a quinta etapa consistiu numa feira para a exibição dos trabalhos criados pelos alunos anteriormente. No presente estudo também é discutido como os procedimentos possibilitaram alcançar os objetivos do projeto.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20191201211091

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43743

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Erico Carminat Bomfim Vieira da Cruz e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo