SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Título: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL FITOTÓXICO E CITO-GENOTÓXICO DE DUAS PLANTAS MEDICINAIS DAVILLA NITIDA (VAHL) E DAVILLA ELLIPTICA (A.ST.HILL) (DILLENIACEAE)

Título alternativo: ASSESSMENT OF THE PHYTOTOXIC AND CYTO-GENOTOXIC POTENTIAL OF TWO MEDICINAL PLANTS DAVILLA NITIDA (VAHL) AND DAVILLA ELLIPTICA (A.ST.HILL) (DILLENIACEAE)

Autoria de: Fábio Eduardo dos Santos

Orientação de: Larissa Fonseca Andrade Vieira

Presidente da banca: Larissa Fonseca Andrade Vieira

Primeiro membro da banca: Daniel Rinaldo

Segundo membro da banca: Elisa Monteze Bicalho

Palavras-chaves: Bioensaios, Vegetais superiores, Lactuca sativa, Ciclo celular, Clastogênicidade

Data da defesa: 27/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 03/07/2019

Data da publicação: 03/07/2019

Referência: Santos, F. E. d. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL FITOTÓXICO E CITO-GENOTÓXICO DE DUAS PLANTAS MEDICINAIS DAVILLA NITIDA (VAHL) E DAVILLA ELLIPTICA (A.ST.HILL) (DILLENIACEAE). 2019. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O uso de plantas pelo ser humano no tratamento de enfermidades remonta há vários milênios. Nos dias atuais mesmo com os medicamentos alopáticos á disposição, milhares de pessoas fazem uso de plantas para o controle de enfermidades. Apesar de no senso comum essa ser uma alternativa mais segura, a evidencia científica demonstra que plantas medicinais podem ter efeitos tóxicos. Com isso o presente trabalho teve por objetivo acessar o potencial fitotóxico, citotóxico e genotóxico de duas plantas do cerrado brasileiro, usadas na medicina popular, Davilla nitida e Davilla elliptica. Para tanto foram realizado ensaios de germinação, crescimento e análise do ciclo celular, utilizando o modelo vegetal Lactuca sativa. O teste de germinação mostrou efeito fitotóxico significativo para ambas as espécies nas duas maiores concentrações, enquanto no teste de crescimento nenhuma espécie apresentou efeitos significativos. Nas análises microscópicas fica claro a ação aneugênica e citotóxica de D. elliptica, enquanto D. nítida mostrou maior ação clastogênica e indução de micronúcleos, sugerindo que os danos causados por esse extratos não estão sendo nem reparados nem levam a apoptose, o que os faz passar para a geração seguinte de células na forma de micronúcleos. Essas diferenças na ação das duas espécies provavelmente não se dá por diferenças qualitativas na composição dos extratos, pois ambos são muitos parecidos, mas por diferenças quantitativas e pelas interações sinergísticas e antagonísticas entre os compostos presentes nos extratos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
ciencias_biologicas_licenciatura/20191201420594

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43750

Curso: G020 - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fábio Eduardo dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo